PROTÓTIPO DO CHEVROLET CORVETTE ZR-1 COM SISTEMA DE SUPENSÃO ATIVA, ESTÁ Á VENDA.

O Chevrolet Corvette ZR-1 foi lançado em 1990 e tinha como objectivo ser o automóvel de produção mais rápido do mundo. 

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-9


















Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-10
















Para isso, a General Motors teve a ajuda da Lotus, que tinha sido integrada no grupo em 1986.

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-15

















Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-19

















O resultado foi o desenvolvimento do motor V8 LT4 construído em alumínio, com 5,7 litros de cilindrada, quatro árvores de cames à cabeça e 32 válvulas, desenvolvendo uma potência de 375cv.

s-l1600


















Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-8







--------------------------------------------------------------









Após o Corvette ZR-1 ser colocado no mercado, a Lotus iniciou outro projecto, agora para integrar um sistema hidráulico de suspensão activa controlada electronicamente no modelo, com base nos utilizados pelos carros de Fórmula 1 da Team Lotus e pelo Corvette GTP. 

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-17


















Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-12

















O objectivo era não só de o ZR-1 ser o automóvel de produção mais rápido na época, mas também ser o primeiro equipado com suspensão activa.

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-18


















Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-11

















O sistema utilizava um circuito hidráulico sob alta pressão, que estava ligado a uma centralina Delco que fazia vários cálculos por segundo com base nos valores recolhidos pelos diferentes sensores que liam a velocidade, carga nos pneus, a direcção, acelerador, entre outros. 

s-l1600 (1)

















Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-1
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-1536x1023
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-10
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-19
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-8
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-12
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-11
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-1
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-4
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-20
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-7
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-16
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-9
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-15
s-l1600
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-17
Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-18
s-l1600 (1)

O sistema aliviava ou submetia pressão consoante as necessidades, eliminando o rolamento da carroçaria em curva. O custo deste projecto foi de 27 milhões de dólares para a GM, no entanto, nunca foi colocado nos modelos de produção, muito devido ao seu custo elevado de produção e complexidade.

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-4

















No total, 25 protótipos de testes foram construídos em 1990 e hoje pensa-se que apenas tenham sobrevivido cerca de dois ou três exemplares, pois grande parte deles foram destruídos pela própria GM. 

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-20
















O automóvel presente neste artigo é um desses sobreviventes, pois passou grande parte da sua vida em exposição no GM Heritage Museum.

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-7

















Está agora à venda na RMC Miami, através da plataforma do eBay, com apenas 12.000 milhas percorridas, cerca de 19.000 quilómetros, e com todo o sistema da suspensão activa funcional. 
s.

Chevrolet-Corvette-ZR-1-Active-Suspension-Prototype-16

















O valor pedido é de 89.500 dólares, cerca de 79.000 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

A HUMANIDADE SE TORNARÁ IMORTAL

Embaixadora da Federação Galáctica Aurora Ray     Não haverá morte na nova terra.   A Nova Terra será um lugar paradisíaco.   A transição do...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS