10 MODELOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA JAGUAR.

 


A Jaguar começou oficialmente em 1945, quando a SS Cars resolveu mudar de nome, logo após a Segunda Guerra Mundial, já que a sua sigla ficou permanentemente ligada a um certo braço militar da Alemanha Nazi. 


Mas embora a marca tenha ficado famosa por construir automóveis de luxo, a sua história vai ainda mais para trás, quando William Lyons começou a construir sidecares para motociclos, com o nome Swallow Sidecar Company (de onde veio a sigla SS). 


A marca britânica sempre se dedicou à produção de automóveis topo de gama, mas com um toque de desportivismo à boa maneira britânica. Estes são alguns dos carros mais importantes na sua história

Jaguar SS100 (1936)

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Na verdade, aqui Jaguar não era a marca, mas apenas o nome do modelo. Foi construído entre 1936 e 1940 e o seu nome derivava da velocidade máxima de 100 milhas por hora (160 km/h). 

Estava disponível apenas como um roadster de dois lugares, com 70 a 100 cv. Em 1938 surgiu um motor maior, com 125 cv.

Jaguar XK120 (1948)

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O primeiro Jaguar novo após a Segunda Guerra Mundial também era um desportivo, como era norma para muitas marcas de topo de gama na Inglaterra. Estreou o novo motor XK, de 3,4 litros e 160 cv, que lhe permitia ultrapassar os 190 km/h (a origem do nome 120). 

Os primeiros exemplares tinham carroçaria em alumínio, mas foi necessário passar para uma carroçaria em aço, em 1951.

Jaguar C-Type (1951)

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Derivado do XK120, foi lançado como uma versão competição, daí o seu nome oficial de XKC. 

Com potência aumentada para mais de 200 cv, carroçaria mais leve e travões de disco, deu à Jaguar as suas primeiras grandes vitórias internacionais, nas 24 Horas de Le Mans de 1951 (na estreia) e 1953.

Jaguar D-Type (1954)

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O design do C-Type foi evoluído em 1954, dando origem ao D-Type, com uma carroçaria monocoque de maior eficácia aerodinâmica, que permitia ao desportivo britânico atingir 278 km/h de velocidade máxima. 

Venceu Le Mans em 1955, 56 e 57, esta última já com o novo motor 3.8, de 250 cv.

Jaguar Mark 2 (1959)

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Enquanto a década de 50 foi marcada por sucessos desportivos com carros de dois lugares, a Jaguar também construía a sua imagem nas berlinas de luxo. 

Depois do Mark 1, a sua oferta evoluiu com o seu substituto, o Mark 2, lançado em 1959. 

Era mais confortável, com mais área vidrada; mais estável, com nova suspensão traseira, e mais rápido, com motores mais potentes.

Jaguar E-Type (1961)

jaguar-e-type


Mesmo com a maior preocupação com modelos de luxo, a imagem desportiva não podia ser descurada para uma nova década. 

O E-Type podia atingir 240 km/h, passava dos 100 km/h em sete segundos e tinha um design que deixou Enzo Ferrari com inveja. 

Estava disponível com carroçaria aberta e fechada, e tinha suspensão independente às quatro rodas. 

Foi produzido durante 15 anos.

Jaguar XJ13 (1966)

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Este modelo destinava-se a permitir à Jaguar recuar a coroa perdida para a Ferrari em Le Mans. Tinha um motor V12 que era a fusão de dois motores XK de seis cilindros e uma carroçaria aerodinâmica feita na divisão aeronáutica da Bristol. 

Infelizmente, a fusão da Jaguar com a BMC acabou com os planos da marca.

Jaguar XJ6 (1968)

jaguar-xj6


As novas prioridades da Jaguar resultaram no primeiro modelo de uma era. 

No entanto, apesar de ser um símbolo de modernidade, ainda teve o dedo do fundador da marca, William Lyons, que queria deixar algo para a posteridade antes de se reformar. 

Contava com direcção assistida, bancos em couro e oferecia ar condicionado com opção, no seu lançamento. 

Foi evoluído constantemente, e produzido até 1992, em mais de 316 mil exemplares.

Jaguar XJR-9 (1988)

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Em 1984, a Jaguar foi privatizada e ficou com independência para regressar à competição automóvel. E resolveu no palco dos seus sucessos anteriores, em Le Mans. 

Tom Walkinshaw tomou conta das operações em 1985, com o XJR-6. O XJR-9 foi o mais bem-sucedido da série, vencendo as 24 Horas de Le Mans e de Daytona e o Mundial de Marcas em 1988

Jaguar XJ220 (1992)

jaguar-xj220


Aprendendo com o sucesso de Le Mans, Walkinshaw construiu para a Jaguar o seu primeiro supercarro de estrada. 

O seu motor 3.5 V6 biturbo debitava 549 cv e permitia-lhe atingir os 342 km/h, o mais rápido do mundo na altura. 

Foram produzidos 271 exemplares.

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