O TVR Grantura fica para a história por ter sido o primeiro modelo de produção da britânica TVR. Foi lançado em 1958 e manteve-se em produção até Setembro de 1967 com um total de 796 unidades produzidas, ao longo de cinco séries.
..
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
Estes automóveis poderiam ser vendidos completos ou em kit e os seus componentes mecânicos variavam de fabricante, por exemplo, os travões eram dos Austin-Healey, as suspensões poderiam ser do Volkswagen Carocha ou dos Triumph, os eixos traseiros eram da BMC e os motores eram à escolha do cliente e também variavam imenso. Já a carroçaria, era de desenho próprio e era construída em fibra de vidro, assente num chassis backbone de aço. Na traseira não tinha tampa da bagageira, sendo esta acedida pelo interior. No total, o peso destes automóveis rondava os 650 quilos.
.
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
Em 1960, é lançado o Grantura Mk II, que vinha equipado de série com o motor do MGA, no entanto, e tal como foi dito acima, os clientes poderiam escolher outras mecânicas. Além disso, era um modelo muito mais refinado que a primeira geração, assim como um chassis mais longo e resistente e suspensão independente nas quatro rodas. No total, cerca de 400 unidades do Mark II e Mark II foram construídas.
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
O exemplar presente neste artigo é de Abril de 1961 e pertence à geração Mark II, equipado com o motor de quatro cilindros do MGA, com 1,6 litros de cilindrada. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de quatro velocidades e o eixo da BMC.
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
Foi vendido novo, em Inglaterra, e o seu primeiro proprietário manteve-o durante 28 anos vendendo-o, posteriormente, ao segundo proprietário que o utilizou em vários eventos. Entre 2006 e 2010 o automóvel foi completamente restaurado, mantendo o interior original. Nesta altura foi aplicada uma caixa manual de quatro velocidades, mas foi guardada a original. O motor foi reconstruído pela Hurley, onde foi equipado com dois carburadores SU e uma rara tampa do motor da HRG Engineering.
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
TVR-Grantura-Car-1536x1024
TVR-Grantura-Car-10-scaled
TVR-Grantura-Car-1-scaled
TVR-Grantura-Car-5-scaled
TVR-Grantura-Car-2-scaled
TVR-Grantura-Car-3-scaled
TVR-Grantura-Car-11-scaled
TVR-Grantura-Car-4-scaled
TVR-Grantura-Car-7-scaled
TVR-Grantura-Car-8-scaled
TVR-Grantura-Car-12-scaled
No próximo dia 18 de Março, este Grantura com o chassis número #7B252 irá ser levado a leilão, num evento da Artcurial aquando do Salão Rétromobile. Com o automóvel vêm todas as peças originais, documentos e os manuais do automóvel. O valor estimado de venda situa-se entre os 20 mil e os 30 mil euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário