O mercado de diesel permanecerá apertado no inverno, alertou o presidente e CEO da Chevron , Michael Wirth.
“Os mercados estão apertados agora. Diesel, em particular, como vimos aqui recentemente e provavelmente permanecerá assim durante o inverno, eu acho”, disse ele durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre.
Com a proibição de algumas importações russas entrando em vigor no primeiro trimestre de 2023, a situação pode piorar.
A proibição fará com que os produtos energéticos russos cheguem a mercados mais distantes com aumento de custos e logística, disse ele.
Dados coletados pela Energy Information Administration (EIA) mostram que os estoques de diesel estão em seu nível mais baixo para outubro em registros que datam de 2008.
Os dados semanais mostram que os Estados Unidos, em 21 de outubro, têm 25,9 dias de fornecimento – abaixo dos 34,2 dias de fornecimento cinco semanas antes.
O diretor do Conselho Econômico Nacional, Brian Deese, um dos principais conselheiros do presidente Joe Biden, disse à Bloomberg News na semana passada que os níveis atuais de diesel são “inaceitavelmente” baixos e que “todas as opções estão na mesa” para aumentar a oferta.
Os preços do diesel costumam ser meio dólar mais altos do que os preços do gás. No entanto, o mercado de diesel parece ter se tornado mais apertado do que o mercado de gasolina desde o início deste ano.
A diferença de preço entre diesel e gás aumentou de cerca de meio dólar para mais de US$ 1,70 desde janeiro.
Diesel desempenhando o papel do gás
Duas razões causaram o aperto no mercado de diesel, disse o vice-presidente sênior da American Energy Alliance Dan Kish ao Epoch Times.
Os consumidores optaram por viajar menos para fazer compras por causa dos altos preços da gasolina, que aumentaram a demanda por transporte movido a diesel e os preços do diesel.
“Muitas pessoas ficaram sem gasolina ou simplesmente não estão dirigindo tanto porque é mais caro. Mas eles ainda precisam obter mercadorias e, em vez de ir ao supermercado para comprar coisas, eles as entregam. Isso aumenta a demanda por diesel”, disse ele.
Enquanto isso, a capacidade de refino de destilados – incluindo diesel, combustível de aviação, querosene, óleo de aquecimento e combustível para navios – está caindo porque mais refinarias estão fechando.
As empresas petrolíferas também estão investindo mais no refino de biodiesel e redistribuindo suas capacidades de refino de diesel.
Kish também espera que o próximo inverno seja rigoroso para os nordestinos que dependem do óleo de aquecimento.
“O inverno vai ser muito duro, principalmente para o Nordeste”, alertou.
Durante a coletiva de imprensa da Casa Branca na quarta-feira, John Kirby, coordenador do Conselho de Segurança Nacional para comunicações estratégicas, não respondeu a uma pergunta sobre como aumentar a oferta de diesel nos Estados Unidos.
O governo Biden está fazendo o que pode para ajudar os europeus que enfrentarão “um inverno longo e frio”, disse ele.
https://www.theepochtimes.com/diesel-market-to-stay-tight-into-winter-chevron-chairman_4829028.html?src_src=top5noe&src_cmp=top5-2022-11-05-one&est=QbP2yukiuFfbUfPsmwIyFxu%2BmQ7PPcASGCTa19XWExyCo62nxks21%2B33ygdVEA%3D%3D
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