A Glasspar era uma pequena empresa de fabrico de pequenas embarcações em fibra de vidro, fundada em 1947 por Bill Tritt. Bill ganhou experiência na fibra de vidro enquanto trabalhou na Douglas Aircraft durante a Segunda Guerra Mundial.
A empresa seria vendida em 1969 à Larson Boat Works e até então, tinha já produzido mais de 20 modelos de barcos diferentes e destinados às mais variadíssimas actividades.
No entanto, os seus produtos não se focaram apenas em barcos, já que teve uma pequena incursão nos automóveis, ao produzir um dos primeiros automóveis desportivos com carroçaria de fibra de vidro, o G2.
Esta ideia partiu do seu amigo Ken Brooks, que lhe pediu para produzir uma carroçaria em fibra de vidro para o seu hot rod, despoletando o interesse dos automóveis a Bill.
O G2 foi o primeiro automóvel produzido, totalmente em fibra de vidro, por uma empresa americana e que serviu de inspiração à Chevrolet quando foi a altura de produzir o Corvette, também ele com carroçaria de fibra de vidro.
A sua produção ocorreu de 1953 a 1955, sendo que na sua maioria eram vendidos em kit, ou seja, apenas a carroçaria, mas alguns foram vendidos como automóveis completos.
Estimam-se que cerca de 100 kits foram produzidos e cerca de dez exemplares foram vendidos totalmente montados.
Com o fim de produção do G2, Bill não parou de produzir automóveis ou carroçarias de fibra de vidro, já que várias empresas lhe pediram para produzir automóveis de baixa produção, como a própria Willys, assim como vários automóveis para a Disneyland.
Presente neste artigo está um Glasspar G2 de 1953, com o chassis DR023053CAL, equipado com o motor V8 FireFlite Hemi 291 da DeSoto, de 4,1 litros de cilindrada e que desenvolve 160cv, um número bastante bom para a época, tendo em conta que pesa apenas 900kg.
O motor está acoplado a uma caixa e diferencial da Ford.
Foi adquirido novo por Emilio Pistoresi, que geria um concessionário Chrysler, em Madera, na Califórnia.
Foi adquirido novo por Emilio Pistoresi, que geria um concessionário Chrysler, em Madera, na Califórnia.
Permaneceu na família Pistoresi até 2010, ainda que desmontado, até ser submetido a um profundo restauro pela Hatfield Restorations, do Texas.
No próximo dia 19 de Novembro este Glasspar G2 vai a leilão, num evento organizado pela Broad Arrow Auctions, em West Palm Beach.
No próximo dia 19 de Novembro este Glasspar G2 vai a leilão, num evento organizado pela Broad Arrow Auctions, em West Palm Beach.
O seu valor estimado de venda situa-se entre os 76 mil e os 101 mil euros.
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