Estreou em 23 de jun. de 2023 FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FDUSP)
A Bucha (Burschenschaft), incrustrada na mais tradicional escola jurídica do país, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo, fundada em 1834 pelo tão genial quanto misterioso alemão Júlio Frank, assim como a Maçonaria, desempenhou um papel marcante na história do Brasil e em especial nos meios jurídicos e na política.
Com a queda do Império, que ajudou a derrubar, e o advento da República, que ajudou a instalar, a Bucha ganhou um imenso poder e foi muito influente no século XIX e começo do século XX, tendo dela participado futuros presidentes da República, ministros, jornalistas, escritores e outras personalidades influentes da República Velha.
Após a década de 1930, com o governo Getúlio Vargas, perdeu grande parte de sua força, mas nunca deixou de escolher quem iria governar o país, atuando clandestinamente nos bastidores.
O sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que ocupou a Presidência da República de 1995 a 2003, era membro de uma outra poderosa sociedade secreta na Universidade de São Paulo (USP), a E.S.P.A.R.T.A, fundada em 1956, uma ramificação da Bucha que contaria com um projeto de poder denominado Janus, nome do deus romano representado por duas ou mais faces, cada qual olhando para uma direção distinta, ou seja, preparada para encarar dois cenários mundiais distintos, um com o socialismo como vencedor e outro com o capitalismo, mas sempre composta por duas elites para que seus interesses sobrevivessem em qualquer panorama.
Entre seus membros, estariam proeminentes figuras acadêmicas, como Perseu Abramo e Florestan Fernandes, ambos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), que junto com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), fundado por FHC, têm se mantido há 30 anos na Presidência da República, irmanados em um projeto comum e devotados a uma mesma agenda.
Você vai saber tudo sobre a Bucha e o seu fundador Júlio Frank, cujo corpo se encontra sepultado, de maneira insólita, em um imponente túmulo sob as arcadas no pátio interno da Faculdade do Largo São Francisco, encimado por um obelisco e ornamentado com a figura do mocho, ou coruja de minerva, distintivo das lojas maçônicas frequentadas pelos “iluminados” da Baviera.
Torne-se meu patrono no Patreon e tenha acesso a esta matéria completa, bem como a centenas de conteúdos exclusivos: https://www.patreon.com/posts/84824758
Nenhum comentário:
Postar um comentário