ARQUIVO DO BLOG

FERRARI 250-LM | VENDIDA POR QUASE 16 MILHÕES DE EUROS EM LEILÃO.

 



No Salão de Paris de 1963 a Ferrari apresentou o seu novo automóvel de competição concebido sob a direcção de Carlo Chiti, o 250 LM, que era a versão fechada do 250 P e produzido sob a regulamentação do Grupo 3 GT, com o objectivo de substituir o icónico 250 GTO. 



No entanto, desta vez a FIA não homologou o 250 LM em GT, pois a Ferrari não tinha produzido as 100 unidades requeridas, fazendo com que o automóvel competisse como protótipo até ser homologado em Grupo 4, em 1966. 


No total, até 1965, a Ferrari produziu apenas 32 unidades do 250 LM. 

Até 2023, o 250 LM tinha sido o último Ferrari a vencer as 24h de Le Mans.

O desenho esteve a cargo da Pininfarina, e a construção da Carrozzeria Scaglietti. 
Ao nível mecânico, os 250 LM utilizam o mesmo motor do 275 P, o V12 de 3,3L de cilindrada, desenvolvendo 320cv de potência, sendo o primeiro automóvel Ferrari com o motor V12 colocado em posição central. 
Segundo a nomenclatura da Ferrari, o modelo dever-se-ia chamar 275 LM, no entanto, Enzo Ferrari achou melhor utilizar a designação 250 LM para facilitar a homologação.


Os restantes componentes eram partilhados com o 250 P, como a suspensão totalmente independente às quatro rodas de triângulos sobrepostos, a direcção de pinhão e cremalheira, travões de disco às quatro rodas e a caixa de cinco velocidades. 

https://www.jornaldosclassicos.com/wp-content/uploads/2023/07/16-4.jpg
O chassis tubular tinha algumas diferenças, nomeadamente o reforço na zona do tejadilho. 

O interior foi produzido como se se tratasse de um automóvel de estrada, ao invés de um protótipo de competição.


Presente neste artigo está o 250 LM com o chassis número 5901 e com o número interno 138/LM, sendo o 10º produzido das 32 unidades, com uma particularidade, nunca competiu. 

Apesar de ter sido levado para 24h de Daytona de 1966, com a equipa NART de Luigi Chinetti, este era o automóvel de reserva e, como não foi necessário, não entrou em pista. 

Posteriormente, foi vendido a coleccionadores que nunca o colocaram em pista.


No passado dia 6 de Julho foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Artcurial especificamente para vender este 250 LM. 

O seu valor de venda foi de 15.771.200 de euros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

06-05-2024 | A NAIOR TRANSFERÊNCIA GLOBAL DE RIQUEZA COMEÇOU EM 05 DE MAIO.

5/6: A maior transferência global de riqueza começou em 5 de maio Manhã de segunda-feira, 6 de maio de 2024 “Black Swan” está silenci...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS