No Salão de Paris de 1963 a Ferrari apresentou o seu novo automóvel de competição concebido sob a direcção de Carlo Chiti, o 250 LM, que era a versão fechada do 250 P e produzido sob a regulamentação do Grupo 3 GT, com o objectivo de substituir o icónico 250 GTO.
No entanto, desta vez a FIA não homologou o 250 LM em GT, pois a Ferrari não tinha produzido as 100 unidades requeridas, fazendo com que o automóvel competisse como protótipo até ser homologado em Grupo 4, em 1966.
No total, até 1965, a Ferrari produziu apenas 32 unidades do 250 LM.
Até 2023, o 250 LM tinha sido o último Ferrari a vencer as 24h de Le Mans.
O desenho esteve a cargo da Pininfarina, e a construção da Carrozzeria Scaglietti.
Ao nível mecânico, os 250 LM utilizam o mesmo motor do 275 P, o V12 de 3,3L de cilindrada, desenvolvendo 320cv de potência, sendo o primeiro automóvel Ferrari com o motor V12 colocado em posição central.
Segundo a nomenclatura da Ferrari, o modelo dever-se-ia chamar 275 LM, no entanto, Enzo Ferrari achou melhor utilizar a designação 250 LM para facilitar a homologação.
Os restantes componentes eram partilhados com o 250 P, como a suspensão totalmente independente às quatro rodas de triângulos sobrepostos, a direcção de pinhão e cremalheira, travões de disco às quatro rodas e a caixa de cinco velocidades.
https://www.jornaldosclassicos.com/wp-content/uploads/2023/07/16-4.jpgO chassis tubular tinha algumas diferenças, nomeadamente o reforço na zona do tejadilho.
O interior foi produzido como se se tratasse de um automóvel de estrada, ao invés de um protótipo de competição.
Presente neste artigo está o 250 LM com o chassis número 5901 e com o número interno 138/LM, sendo o 10º produzido das 32 unidades, com uma particularidade, nunca competiu.
Apesar de ter sido levado para 24h de Daytona de 1966, com a equipa NART de Luigi Chinetti, este era o automóvel de reserva e, como não foi necessário, não entrou em pista.
Posteriormente, foi vendido a coleccionadores que nunca o colocaram em pista.
No passado dia 6 de Julho foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Artcurial especificamente para vender este 250 LM.
O seu valor de venda foi de 15.771.200 de euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário