A COMPOSTAGEM , conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usada na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
O processo também contribui para a redução do aquecimento global.5
É nesse processo que o lixo orgânico será transformado em composto orgânico de húmus e fertilizante, produtos resultantes da matéria orgânica decomposta.
A composteira doméstica é uma solução sustentável, simples e barata para dar destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha.
Esse lixo representa a metade dos resíduos gerados pelas residências e, com uma mãozinha, pode ser transformado em um poderoso adubo para hortas e jardins.
LEIA MAIS SOBRE ANALISE DE SOLOS
https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/solucoes/servicos-tecnicos/analise-de-solos/
DICAS EM OUTRAS REGIÕES DO MUNDO
Van do Lixo Zero orienta sobre compostagem e coleta seletiva em quatro locais em março
A van do Lixo Zero estará em quatro endereços nos bairros Centro, Parque Cecap e Monte Carmelo durante o mês de março para levar orientações aos moradores sobre técnicas de compostagem (transformação de restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes, em adubo orgânico) e também informações sobre como utilizar os serviços de coleta seletiva de resíduos domiciliares, como o Cata-Treco e o Ecoponto.
A iniciativa faz parte do programa Lixo Zero Guarulhos, que desenvolve diversos tipos de ações educativas e de sensibilização sobre o consumo consciente, abrangendo todo o ciclo do lixo, incluindo resíduos orgânicos e recicláveis, como potes de vidro e de plástico, garrafas PET, embalagens longas vida, recipientes de isopor, entre outros, que podem voltar à cadeia produtiva de forma a reduzir o volume de resíduos enviados diariamente ao aterro sanitário e, consequentemente, os negativos sobre o meio ambiente.
Arte: Divulgação/PMG
==================
LEIA MAIS:
PRODUÇÃO DA COMPOSTAGEM - COMO FAZER O MANEJO EM PLANTAÇÕES
SP PODE TRANSFORMAR LODO DE ESGOTO EM FERTILIZANTE
Participaram da conversa o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, e representantes do setor: o diretor-presidente da Tera Ambiental, Lucas Giannella; o diretor técnico da Tera Ambiental, engenheiro agrônomo Fernando Carvalho Oliveira; o diretor de relações institucionais da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), Oberlandir Schrank Araújo; e o empresário da área e engenheiro agrônomo Marcos Schrank Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário