MASERATI GT2: UMA OBRA PRIMA DE ALTA PERFORMANCE,

 

O Maserati GT2 é o passaporte da Casa do Tridente para o futuro do automobilismo, baseado nas gloriosas memórias do seu dominante antecessor, o Maserati MC12, que deixou a sua perene assinatura nos campeonatos FIA GT, na primeira década do novo milénio.

 

Evolução natural de um sensacional carro de corridas do passado, conta agora com um coração V6 a 90° biturbo, baseado no motor Nettuno do MC20, para tornar-se num Maserati superdesportivo único no seu género.

 

O Maserati GT2 combina a história desportiva da marca do Tridente com a extrema atitude competitiva, que sempre marcou os seus veículos de corrida e de estrada. 

 

Tudo começou com o Maserati Tipo 26, o primeiro automóvel de competição com o emblema do Tridente no capot, que garantiu o primeiro lugar na sua classe na Targa Florio de 1926. 


Desde esses dias, seguiu-se uma história de vitórias, títulos mundiais e recordes do Mundo, estabelecendo o Tridente como uma marca nascida para competir.

 

A categoria GT2 é a plataforma ideal para o legado desportivo da Maserati’s encontrar o desejo de competição dos clientes entusiastas das corridas – equipas privadas e gentleman drivers – num projeto que é parte integrante da estratégia da Maserati nos desportos motorizados, para trazer o Tridente de volta aos circuitos.

 

Baseado no Maserati MC20, e totalmente desenvolvido na Maserati, o GT2 também beneficiou do know-how do Maserati Innovation Lab, e da tecnologia de ponta do simulador dinâmico da Maserati, o mais avançado do Mundo. Para o seu automóvel de competição, o fabricante italiano também tirou partido de uma parceria técnica com a YCOM, empresa líder em tecnologia avançada, e especialista no desenvolvimento de projectos para os desportos motorizados.

 

O Maserati GT2, uma jóia em termos de comportamento, facilidade de condução e performance, está homologado para a classe GT2, e poderá competir, a partir de 2024, em qualquer campeonato e/ou evento de GT em que a classe GT2 seja aceite, por exemplo, as 24 Horas de Spa, o Fanatec GT2 European Series e as ADAC 24 Horas de Nürburgring.

 

Design

 

  • Exterior

 

O Maserati GT2 foi modelado no Centro Stile Maserati. O Centro Stile concentrou-se na atenção ao design de todas as áreas do veículo, incrementando a performance sem negligenciar a essência do Maserati MC20.

 

A frente apresenta um novo desenho, mantendo a arquitetura típica da Maserati, e adaptando-se às exigências em termos de refrigeração e aerodinâmica; as formas são funcionais à dinâmica do veículo.

 

A área do capot foi redesenhada, tendo em conta os requisitos aerodinâmicos, incluindo condutas específicas para extrair o ar quente. 

 

O número três, e a reinterpretação do Tridente, são uma constante no estilo do Maserati GT2. Por exemplo, existem três saídas de ventilação no capot, outras três junto à janela traseira, e jantes de novo braços, que em grupos de três formam um Tridente.

 

A alargada via dianteira requereu um novo estudo e um novo design dos guarda-lamas dianteiros, com a introdução de cortinas na área superior dos guarda-lamas traseiros; uma nova tomada de ar foi, igualmente, acrescentada na área ACAC, para incrementar o fluxo de ar para os radiadores. 

 

A zona superior e o óculo traseiro também foram revistos: foi incorporada uma conduta de ar com um desenho técnico específico para a admissão do ar, ligada à área do óculo traseiro, e útil para extrair o calor do motor. 

 

Na traseira, a zona superior derivou diretamente do Maserati MC20, enquanto que a zona inferior possui um design exclusivo, criado de acordo com os contributos dados pelos dados relativos à aerodinâmico, para levar a performance ao máximo.

 

  • Interior

 

Embora se trate de um automóvel de competição, a atenção ao design foi um dos pilares do projecto, em resultado das extraordinárias sinergia e colaboração entre o Centro Stile Maserati e a equipa de engenharia da casa do Tridente. 


Foi, deste modo, possível manter intacto o léxico previamente visto no Maserati MC20, levando-o aos extremos da forma para total benefício da máxima funcionalidade.

 

De grande impacto em termos visuais e estéticos, a enorme asa sobre o painel de instrumentos também abarca o ecrã colocado no topo da consola central. 

 

A ergonomia e o design de um modelo emblemático da Maserati, o MC20, são enfatizados de forma mais audaz e assertiva pela sua versão de competição, ao mesmo tempo preservando o estilo original único.

 

O interior do Maserati GT2 destaca uma verdadeira aptidão para as pistas, com a performance a ser exaltada por uma gama de detalhes técnicos de vanguarda, e soberbamente organizados, incluindo a consola de comando alojada no túnel central em fibra de carbono, o ecrã totalmente a cores de 6,5 polegadas personalizável montado no painel frontal de competição, e um design global orientado no sentido da máxima facilidade de condução.

 

O segundo ponto relevante é o piloto, colocado no centro do habitáculo, e mesmo de todo o design. 


O Maserati GT2 é um automóvel que foi definido como “orientado para o piloto”, em que as palavras de ordem são minimalismo e leveza. Um automóvel deliberadamente “nu”, sem distracções, para exaltar ao máximo a sua performance e as suas características de condução. 


A fibra de carbono predomina em toda a estrutura interior.

 

Todos os detalhes e instrumentos foram concebidos para a mais fácil acessibilidade, e para garantir a máxima performance, incluindo o característico autocolante amarelo com tecnologia refletiva, para a visão noturna. 

 

Cockpit

 

O habitáculo do Maserati GT2 deriva do do MC20, mas está totalmente orientado parra utilização em circuito.

 

O design simples, e orientado para o piloto, e a posição de condução ideal, do MC20 são levados ainda mais ao extremo, permitindo ao piloto centrar-se na corrida, e manter o máximo controlo da viatura, com visibilidade e acesso direto aos comandos.

 

As portas do tipo “asa de borboleta” do MC20 oferecem um benefício adicional ao Maserati GT2 em termos de uma mais fácil acesso ao banco, além de levarem em linha de conta a adição da gaiola de segurança homologada pela FIA.

 

O banco homologado, projetado de acordo com os mais elevados standards da competição, oferece uma perfeita proteção da cabeça, e uma ótima contenção lateral e longitudinal, complementada por um cinto de segurança de competição de 6 pontos (homologado pela FIA).

 

A disposição da pedaleira de competição ajustável, da coluna de direção e dos comandos foram concebidos para o piloto encontrar uma ótima posição de condução em pista.

 

O volante oferece múltiplas funções, utilizando o seletor rotativo para percorrer as várias configurações, incluindo as do ABS, do controlo de tração e do mapeamento do motor, e botões rápidos para controlo do arranque do motor, do rádio, das operações nas boxes, do limpa para-brisas, etc.

 

Um painel de instrumentos específico exibe dados essenciais para uma visão clara e rápida do veículo, do motor, da caixa de velocidades, dos parâmetros dos pneus e dos mapas de calibração selecionados, do tempo por volta, e do tempo por volta ideal.

 

Estão disponíveis comandos também na redesenhada consola colocada à direita do condutor, com botões, por exemplo, para ajustar a repartição de travagem ou a sensibilidade da direção.

 

O sistema de ar condicionado foi redesenhado centrar-se na refrigeração/aquecimento, com saídas de ventilação direcionadas para o piloto.

 

O opcional ecrã da câmara de visão traseira está montado numa posição eficiente, para uma fácil visão do que sucede atrás do veículo.

 

Aerodinâmica

 

O Maserati MC20 foi o ponto de partida ideal para os engenheiros definirem o perfeito design aerodinâmico do Maserati GT2. As melhorias levadas a cabo para utilização específica em pista afetaram muitas áreas do veículo:

 

  • A altura ao solo regulável foi reduzida ao mínimo, por comparação com o MC20 aprovado para utilização em estrada

  • O splitter foi prolongado na frente, para maximizar a downforce e permitir um comportamento preciso

  • Uma asa traseira permanente foi montada sobre dois pilões no subchassis traseiro. A posição ajustável do perfil da asa proporciona inúmeras configurações, para adaptar-se a diferentes circuitos

  • Um fundo totalmente plano cobre a parte inferior da viatura, gerando um fluxo de ar perfeito, que não é perturbado pela linha de escape
  • O difusor traseiro é ainda mais agressivo do que o do MC20, para reduzir ainda mais o arrasto, e gerar um fluxo de ar laminado

 

Todas estas modificações proporcionam ao Maserati GT2 ótimas características aerodinâmicas, e um notável ganho de performance em todas as configurações de pista, das retas de alta velocidade às exigentes curvas que exigem uma elevada downforce.

 

A refrigeração também foi desenvolvida com particulares cuidados, e de acordo com uma completa abordagem CFD:

 

  • Refrigeração dos travões com canais dedicados para os travões dianteiros e traseiros

  • Refrigeração do motor com um radiador principal dianteiro central e ventoinha, e dois refrigeradores laterais (Air Charge Air Coolers – ACAC)

  • Arrefecimento da caixa de velocidades com permutador ar/óleo dedicado, e tomada de ar separada sobre o tejadilho

  • Por fim, o habitáculo está otimizado para o conforto do piloto durante os testes e as corridas, com uma tomada de ar específica com perfil NACA, para controlo climático e refrigeração do interior

 

Chassis e suspensão

 

O Maserati GT2 beneficia do mesmo chassis ultraleve, em fibra de carbono, das versões autorizadas a circular na via pública, dos Maserati MC20 e MC20 Cielo, para garantir uma extrema ligeireza, uma rigidez torcional sem compromissos, e um extraordinário comportamento em pista.

 

Os subchassis dianteiro e traseiro em alumínio foram optimizados para utilização em pista, e para suportar a evolução dos componentes, por forma a garantir o melhor nível de competição para a dinâmica do veículo.

 

Uma nova geometria de suspensão foi desenvolvida para o Maserati GT2, inicialmente criada no simulador do Maserati Innovation Lab, com o piloto e o hardware em acção, e, depois, testada em vários circuitos. Melhora o já de si excelente comportamento do MC20, nas mais severas condições de corridas, sem quaisquer compromissos em termos de performance. A arquictetura de triângulos sobrepostos foi confirmada, com juntas UNIBAL®, para a máxima rigidez.

 

As molas, os amortecedores e as barras estabilizadoras da suspensão são todos específicos do Maserati GT2, e podem ser totalmente ajustadas e afinadas para qualquer ambiente de pista. Toda a configuração do chassis foi afinada, em função de pneus de competição específicos (slick e para piso molhado).

 

O sistema de direcção beneficia de uma calibração de competição dedicada, e o sistema de travagem está adaptado a utilização severa em pista, com discos ventilados, pinças e pastilhas específicos, e um sistema de refrigeração optimizado. 


As condutas específicas em fibra de carbono foram desenhadas para canalizar ar fresco directamente para a zona do cubo da roda. 


O sistema de ABS também é específico, e foi calibrado para várias configurações, oferecendo ao piloto múltiplas possibilidades de adaptação às suas preferências de condução, e aos diferentes circuitos.

 

Está disponível (como opção) o sistema de monitorização da pressão dos pneus, para um melhor controlo das condições em pista, e para evitar inesperadas perdas de pressão.

 

Motor

 

O coração pulsante do Maserati GT2 deriva directamente do motor montado no superdesportivo MC20. 


O V6 Nettuno apenas necessitou de algumas actualizações para alcançar os objetivos estabelecidos para a performance de competição do Maserati GT2. Concebido no Maserati Innovation Lab, e projectado no pilo de motores da histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, onde também será produzido, o motor do GT2 beneficia da revolução tecnológica que encerra o motor Nettuno do MC20, o sistema Maserati Twin Combustion.

 

O motor “Made in Modena” mantém a arquitectura de seis cilindros em V a 90° com dois turbocompressores, 3,0 litros de capacidade e lubrificação por cárter seco, sendo capaz de disponibilizar 621 cv (dependendo do BoP*) às 7500 rpm, e uns extraordinários 730 Nm de binário, a partir das 3000 rpm. A potência específica é de 207 cv/l. A taxa de compressão é de 11:1; o diâmetro é de 82 mm, e o curso de 88 mm.

 

A alma deste motor continua a ser o inovador sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1, e agora disponível no Maserati GT2. 


O sistema baseia-se em três componentes principais: a pré-câmara, situada entre a vela central e a câmara de combustão tradicional; a vela de ignição lateral, que serve de apoio para assegurar a normal combustão no motor, quando este trabalha em pontos de operação em que o uso da pré-câmara não é necessário; e o sistema de injecção dupla, indirecta e directa, para garantir a mistura perfeita de combustível e ar.

 

Os turbocompressores e os coletores de escape foram modificados para uma pressão de sobrealimentação, e uma eficiência mais elevadas ao regime de potência máxima, e para uma menor contrapressão, devido ao diferente sistema de escape, por forma a garantir o mesmo nível de performance em todas as pistas, em todo o Mundo.

 

Uma nova linha de escape foi concebida para satisfazer os requisitos da competição, juntamente com tomadas de ar e um circuito de refrigeração específicos, para maximizar a performance de todos os sistemas. A linha de escape conta com ponteiras duplas montadas em posição central.

 

A calibragem do motor foi revista para oferecer ao piloto diferentes mapas (os quais podem ser seleccionados através de um selector rotativo dedicado, montado no volante), orientados para a máxima performance e adaptados a qualquer circuito de corridas. 


Os regulamentos desportivos também exigiram que fosse dedicada particular atenção à calibração do limitador de velocidade nas boxes, e em situações especiais de corrida, como safety car, partidas lançadas, etc.

 

As enormes especificações de potência e binário do Nettuno são transmitidas aos pneus através de uma transmissão específica: uma caixa de velocidades sequencial de competição de 6 relações (que actua através de patilhas no volante), com lubrificação interna por óleo forçada, e refrigeração através de um permutador de calor óleo/ar dedicado. 


Uma embraiagem de competição, um diferencial de escorregamento limitado autoblocante mecânico, e semieixos específicos completam o sistema de tracção traseira.




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