☼A empregabilidade após os 45 anos - Parte 3 ☼

A empregabilidade após os 45 anos - Parte 3
 O mercado está aquecido, as contratações estão à todo vapor, o que muito me alegra, o país vive realmente uma nova realidade desenvolvimentista.

Faltam pedreiros, soldadores, torneiros mecânicos, profissões de base tão importantes para o crescimento de um país.

Antigamente, o filho do pedreiro já ia com seu pai pra obra para começar a aprender fazer a massa, assentava um tijolo aqui, outro ali, observando e aprendendo o ofício. Hoje, o filho do pedreiro e da empregada doméstica tem computador, celular, faz faculdade, estágio e decididamente não tem na cabeça a menor ideia de seguir a profissão dos pais pois o Brasil oferece muitas outras oportunidades. continua►►
Há 10 anos atrás, do nordeste, chegavam ônibus carregados de retirantes em busca de um emprego na construção civil, a esposa em uma casa de família ! Hoje, de São Paulo retornam ao nordeste estas mesmas pessoas que vão ser mestres de obra, pedreiros  e domésticas lá nas suas terras de origem, que assim como o sudeste e o sul, estão crescendo também. Retornam pois lá além do emprego que antes não existia, sentem-se valorizados e respeitados. Sim, digo respeitados porque ninguem lá chama estas pessoas pejorativamente de "baianos" , "nordestino" e outros adjetivos horrendos que ouvimos aqui.

É, o sudeste paga o preço da sua falta de respeito com estes trabalhadores. Já faltam empregadas para dormir no emprego, e quando encontramos uma, ganha mais de R$ 1.200,00 por mês ! Pedreiros também já ganham muito mais do que há 5 anos atrás. É o verdadeiro apagão profissional nas categorias de base ! Triunfam orgulhosas as lava-louças, as roupas que não precisam passar a ferro e os fast-foods.

Pois bem, com o país nesta cadência de crescimento, estamos assistindo um rearranjo profissional de jovens, adultos e idosos. Idoso hoje é considerada a pessoa de 65 anos. Mas é fato que alguém com 65 anos hoje esbanja saúde e disposição, muitas vezes até mais do que um jovem de 20 anos.

Se falamos aqui da empregabilidade após os 45 anos, uma pessoa com 65 anos, ainda disposta e apta ao trabalho já está teoricamente desempregada há 20 anos !

É fato que a previdência não dá conta de suprir o exército de pessoas com mais de 65 anos e a situação piora cada vez mais neste sentido, pois a medicina avança a passos largos e as pessoas vivem até cerca de 85 anos.

Se não dá para uma pessoa viver da renda da previdência, a ideia é que ela trabalhe. Mas se pessoas com mais de 45 anos tem dificuldade de se colocar, o que fazer ?

A parte 3 deste post trata justamente de uma das opções neste caso - iniciar uma nova carreira.

Assim como existe a orientação vocacional para os jovens que iniciam uma carreira, existe a orientação de carreira, algumas empresas já oferecem este serviço.

Para isso, é necessário que você avalie seu histórico profissional, identifique a área que gostaria de atuar, as profissões que o mercado está absorvendo no momento e até uma avaliação psicológica que vai da identificação dos seus anseios x suas habilidades.

Como eu sempre digo, planejamento é tudo na vida. Ninguém deveria tomar um rumo tão radical na vida calcado apenas no lado emocional de não estar satisfeito com sua profissão, com a empresa, com o chefe. Decisões assim devem ser tomadas com calma e com muita ponderação, usando o racional e não o emocional.

Se você está empregado, mas pretende iniciar outra carreira, prepare-se para isto gradativamente. Leia, estude, conheça, faça cursos sobre sua nova profissão. Vá buscando oportunidades de fazer esta transição de forma mais tranquila, já que seu sustento não está comprometido.

Se você está desempregado, a situação é totalmente outra. A primeira regra é gastar o mínimo possível de suas economias, neste quesito, cuidado com a empolgação em "montar um negócio". Conheço executivos que sairam muito bem financeiramente de empresas e perderam tudo abrindo um negócio do qual nada entendiam. Não planejaram, empolgaram-se e perderam tudo.

Claro que há pessoas que dão certo como novos empreendedores, mas repito, esteja preparado, conheça o que vai fazer, e prepare-se para os primeiros 12 meses do seu novo negócio. Passado um ciclo de um ano você sabe quando fatura mais e quando fatura menos, e pode adotar estratégias para os períodos de "seca".

Um fato é que aos 45 anos, normalmente você já tem estabilidade econômica que te permite investir algum tempo para fazer esta transição para uma nova carreira.

Uma coisa é fato, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, as oportunidades de trabalho aumentam a cada ano. Esteja atento à notícias sobre novos cursos, novas profissões, em que área estão faltando profissionais e ache o seu caminho, sempre com calma e bom senso.

O site www.mundodovestibular, cita as profissões do futuro até 2015:
1º Engenheiro de Petróleo
2º Engenheiro ambiental
3º Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
4º Ajudantes de obras civis
5º Analistas de sistemas computacionais (TI)
6º Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
7º Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
8º Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
9º Técnicos florestais
10º Técnicos em manipulação farmacêutica

É certo afirmar que cursos técnicos de curta duração facilitam um emprego nestas áreas, ou seja, mesmo que você já tenha passado dos 45 e iniciando uma nova carreira, apostar num curso técnico é uma boa dica para empregar-se rapidamente pois o mercado contrata  e absorve profissionais nestas instituições de ensino. Uma vez empregado, você pode ampliar seus conhecimentos e galgar posições mais altas especializando-se naquela área através de cursos de especialização e pós-graduações.

Seus colegas do curso técnico possivelmente terão metade da sua idade, mas eu também considero isto um ponto positivo. Estar em um meio de diversidade faz sua cabeça enxergar novas possibilidades, você respira outros ares e certamente cresce com os novos cenários que começa a vislumbrar. Hoje esta idade pode parecer um impeditivo para juntar-se aos novos nestes cursos técnicos, mas em alguns pares de anos, esta será certamente a realidade, classes totalmente mescladas. O conhecimento transcende o fator idade.

As áreas mais em alta na atualidade são área de tecnologia da informação e as engenharias, ambas com várias especializações. Nestas áreas já faltam profissionais qualificados.

Navegando na net achei um artigo interessante sobre as 10 cargos mais difíceis de serem preenchidos, deixo para vocês lerem:
http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=72868

Como eu sou uma eterna otimista, sempre acredito no potencial humano. Se não está feliz, antes arriscar e iniciar uma nova carreira do que insistir em levantar todos os dias para trabalhar em alguma coisa que você não gosta.

Uma coisa é certa, pensamento positivo SEMPRE !
Você é o que você pensa. Acredite e acontecerá.

Tenham uma ótima semana !
Luciana Tegon
 ° ▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED-BEDS UM VISLUMBRE DO FUTURO DA SAÚDE.

  · Os procedimentos associados ao Med Beds 5D são nada menos que milagrosos, levando apenas alguns minutos para tratar uma ampla gama de ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS