SÃO PAULO – O número de queixas contra os bancos apresentou alta de 25,91% em março, na comparação o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central.
No mês passado, foram 792 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 629 registrados em março do ano anterior.Veja o quadro►
Frente a fevereiro, o número de reclamações contra bancos também cresceu. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 27,53%, já que em fevereiro o total de reclamações somou 621 queixas.
Frente a fevereiro, o número de reclamações contra bancos também cresceu. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 27,53%, já que em fevereiro o total de reclamações somou 621 queixas.
Itaú segue no topo do ranking
No mês passado, o topo do ranking das cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes mais reclamadas ficou, novamente, com o Itaú, cujo índice de queixas atingiu 0,83 a cada 100 mil pessoas. Na sequência vieram Santander, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.
Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de março de 2010 e fevereiro e março deste ano, para os cinco primeiros colocados, bem como a principal reclamação:
Instituição | Índice Março 2010 | Índice Fevereiro 2011 | Índice Março 2011 | Principal reclamação em Março de 2011 |
Itaú | 0,44 | 1,14 | 0,83 | Conta - Débitos não autorizados (28%) |
Santander | 0,42 | 0,26 | 0,69 | Segurança dos meios alternativos - Op. não reconhecidas (20%) |
Banco do Brasil | 0,80 | 0,34 | 0,59 | Tarifas - Cobrança irregular - serv. não contratados (28,27%) |
Bradesco | 0,39 | 0,32 | 0,43 | Conta - Débitos não autorizados (22,13%) |
Caixa Econômica | - | - | 0,28 | Conta - Débitos não autorizados (27,64%) |
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
Nenhum comentário:
Postar um comentário