Cientistas querem implementar carros voadores na Europa
Aproximando-se do conceito de 'veículo aéreo pessoal', o projeto myCopter que tornar o transporte tão fácil quanto pegar um elevador
A Agência Espacial Alemã (DLR) e pesquisadores de cinco universidades estão trabalhando no myCopter, helicóptero para uso pessoal e que opera em pequenas distâncias. "Aerovias" expressas e voos em formação, ou seja, helicópteros voando de forma automatizada com uso de mini-radares, são algumas das ideias que os cientistas planejam adotar. O projeto é apoiado pela União Europeia.
"A infra-estrutura rodoviária fica totalmente saturada nos horários de pico e, muito em breve, não será possível e nem recomendável construir novas rodovias", afirma Heinrich Bülthoff, do Instituto Max Planck de Biologia Cibernética, na Alemanha.
As aeronaves elétricas com contra-rotores poderão viajar a uma distância de até 20 km, usando apenas as baterias próprias. Está é a distância média que pessoas trafegam para ir de casa ao trabalho.
Mas a segurança também é primordial para os projetistas: "A segurança dos passageiros é obviamente uma das questões mais sensíveis. Teremos que projetar sistemas extremamente seguros para evitar colisões", diz Felix Schill, Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suiça.
Schill diz que as aeronaves ainda não saíram do papel. O objetivo dessa fase inicial é "desenvolver tudo o que viabilizará a utilização em larga escala desse tipo de transporte".
Desde 2010, a União Europeia está querendo substituir seus carros por veículos aéreos, com o objetivo de diminuir os congestionamentos e trânsito pesado de automóveis em grandes cidades.
"A infra-estrutura rodoviária fica totalmente saturada nos horários de pico e, muito em breve, não será possível e nem recomendável construir novas rodovias", afirma Heinrich Bülthoff, do Instituto Max Planck de Biologia Cibernética, na Alemanha.
As aeronaves elétricas com contra-rotores poderão viajar a uma distância de até 20 km, usando apenas as baterias próprias. Está é a distância média que pessoas trafegam para ir de casa ao trabalho.
Mas a segurança também é primordial para os projetistas: "A segurança dos passageiros é obviamente uma das questões mais sensíveis. Teremos que projetar sistemas extremamente seguros para evitar colisões", diz Felix Schill, Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suiça.
Schill diz que as aeronaves ainda não saíram do papel. O objetivo dessa fase inicial é "desenvolver tudo o que viabilizará a utilização em larga escala desse tipo de transporte".
Desde 2010, a União Europeia está querendo substituir seus carros por veículos aéreos, com o objetivo de diminuir os congestionamentos e trânsito pesado de automóveis em grandes cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário