ARQUIVO DO BLOG

☺ DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO

REALMENTE É MUITO BONITO COMEMORAR O DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO.
MAS COMEMORAR O QUE? SENÃO VEJAMOS:
►O GOVERNO NÃO TEMN NENHUM RESPEITO PELOS IDOSOS BRASILEIROS,
►É VERGONHOSO O ACHATAMENTO DOS BENEFICIOS PREVIDENCIARIOS,
►REVISÃO DE APOSENTADORIA? ISTO É SÓ PARA OS MINISTROS E JUIZES DO PODER JUDICIARIO, POIS O IDOSO PE OBRIGADO A ESPERAR POR ANOS POR UMA SENTENÇA JUDICIAL QUE MUITAS VEZES LHE É DESFAVORAVEL.
►NO ATRANSPORTE COLETIVO É VERGONHOSO O DESRESPEITO.
►NOS CAIXAS E FILAS PREFERENCIAS OS OPORTUNISTAS ABUSAM DE UM DIREITO QUE NÃO LHES PERTENCE.
►SIM EXISTE O ESTATUTO DO IDOSO, MAS FUNCIONA? EM UM PAIS ONDE A CORRUPÇÃO IMPERA? ESPERAR O QUE?
►O IDOSO NÃO ENCONTRA AMPARO CONSTITUCIONAL, QUANTO MAIS EM UM ESTATUTO QUE MOSTRA BOAS INTENÇÕES, MAS QUE NÃO É RESPEITADO MESMO POR AQUELES QUE O APROVARAM.
►PRESTE ATENÇÃO E VEJA DIARIAMENTE O DESRESPEITO AOS IDOSOS. TUDO COMEÇA NO GOVERNO E TERMINA NO MAIS HUMILDE CIDADÃO E NOS MAIS JOVENS.

COMEMORAR O QUE??
 PEDRO ROBERTO SARAN

A Central de Apoio Judicial ao Idoso lançou, na manhã de hoje (30/9), uma cartilha para informar ao idoso do DF sobre seus direitos e os serviços que oferece para sua proteção. Com o nome Cartilha do Idoso - O Que Você Precisa Saber, o material traz a legislação específica para as pessoas idosas e de que forma podem usar os serviços da Central para fazer valer seus direitos.

O lançamento acontece em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre membros de seis grupos de idosos, de duas instituições de abrigamento e de um grupo de diabéticos. O presentes receberam exemplares da cartilha e assistiram à palestra Aspectos Psicológicos do Envelhecimento: Como Envelhecer de Forma Saudável, proferida pela psicólga e professora Cristina Loyola.
Cristina explicou que na medida em que o ser humano avança em sua história de vida, ele vai se tornando único, o que o leva ao desafio de aprender a conviver com as diferenças. Ressaltou que nem todos envelhecem da mesma maneira e com o mesmo grau de independência. "A velhice é tão diferente quanto as pessoas são diferentes", frisou. Para ela, ao bucarmos criar as condições favoráveis para envelhecer, precisamos considerar a identidade e a história de cada pessoa, com seus ganhos e suas perdas. Lembrou que a velhice é uma fase do ciclo da vida e que, enquanto houver vida, temos o potencial de adaptação às situações.
A cerimônia contou também com a presença lúdica do coral Os Cinquentões, da UnB, que apresentou três músicas bastante conhecidas, levando o auditório a se unir aos cantores num momento de muita animação.
A Central de Apoio Judicial ao Idoso é uma parceria entre o TJDFT, o Ministério Público e a Defensoria Pública do DF e funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília. O propósito da Central é promover os direitos dos idosos, resolver conflitos e divulgar o Estatuto do Idoso. O serviço é coordenado pela juíza Gabriela Jardon, pela promotora Sandra Julião e pela defensora Paula Regina Ribeiro e conta também com psicólogos e assistentes sociais. Para alcançar seu fim último da pacificação social, o grupo trabalha no sentido de fomentar a autonomia e o protagonismo do idoso e também de estimular o diálogo entre gerações.
O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, regulamentou uma série de dispositivos legais para garantir os direitos às pessoas idosas. No entanto, de acordo com a Central, "ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de prevenir as situações de preconceito, exploração e violência contra os idosos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS