12 de setembro de 2011 Rafael Farias Teixeira
Empresa, Estratégia Tags: colaboração, crowdsourcing
Já comentamos aqui no blog que muitas empresas têm utilizado o poder das multidões para construir e fortalecer suas marcas. Uma das mais recentes estratégias vem da empresa de energia holandesa Dutch Energy Cooperative. O seu projeto Dutch Windcentrale visa a construir uma torre de energia eólica por meio de crowdfunding.
A capacidade elétrica da torre foi dividida em unidades de 500 quilowatts-hora por ano. Cada pessoa pode adquirir mais de uma dessas unidades, e a energia será transmitida pela sede da empresa mais próxima. Se por acaso essa pessoa se mudar, ela continuará recebendo sua energia. Nos dias sem vento, a companhia elétrica se compromete a enviar a eletricidade equivalente de outras fontes.
O Windcentrale já tem 724 apoiadores – 24% do total do projeto – e precisa de pelo menos 3.000 deles para instalar sua primeira unidade na ilha de Goeree Overflakkee, em 2013. O projeto também está aceitando ideias para novas iniciativas que possam ser desenvolvidas da mesma forma.
O que vocês acharam? Vocês conhecem outros projetos que usem crowdfunding em prol da sustentabilidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário