Caros amigos do Brasil,
Edward Snowden, o homem que abriu mão da sua vida para expor a enorme vigilância dos EUA sobre o mundo inteiro, acabou de publicar uma carta aberta a nós, o povo brasileiro. Aqui está o que ele disse:
"Se você tiver um telefone celular em São Paulo, a NSA rastreia sua localização (...) Eu não quero viver em um mundo onde tudo o que digo (...) cada expressão de amor ou amizade (...) é gravada. As autoridades americanas não devem nunca decidir a respeito das liberdades dos cidadãos brasileiros (...) Eles tiraram meu passaporte (...) Prefiro virar apátrida a perder minha voz."
Snowden está isolado na Rússia, com um visto temporário, fugindo de agentes norte-americanos que querem prendê-lo. Ele precisa de asilo de um país amigável. Hoje ele procurou o Brasil. Vamos responder sua carta aberta e enviar uma mensagem clara a ele e à presidente Dilma de que ele é bem-vindo para morar conosco no Brasil, onde vamos recebê-lo como o herói que ele é:
Um juiz dos EUA acabou de decidir que o programa de vigilância que Snowden expôs é inconstitucional! Mas isso não significa que ele vai ter um julgamento justo nos EUA. O último americano que revelou os segredos sobre abusos cometidos pelo país, Chelsea Manning, foi preso sob condições brutais que até a ONU afirmou que seus direitos humanos estavam sendo violados.
A equipe da Avaaz falou com as autoridades brasileiras, e nos foi dito que há divergência entre eles sobre como responder à solicitação pendente de Snowden por asilo. O Ministério da Justiça quer processar seu pedido de acordo com a lei, mas outros setores do governo têm receio de uma retaliação dos EUA, que possivelmente poderia expor os segredos brasileiros a que eles tiveram acesso. Dilma vai decidir: vamos ter certeza de que ela ouve a voz das pessoas para quem ela realmente trabalha - nós - e dizer que estamos orgulhosos em receber Edward como o mais novo brasileiro:
No mundo em que vivemos, as ações de um governo podeM afetar a liberdade de todos nós. Neste mundo, a solidariedade de pessoas, ultrapassando todas fronteiras e limites, é mais vital do que nunca para proteger os direitos e liberdades EM que acreditamos. Edward Snowden agiu por solidariedaDE. VAMOS dizer obrigado, e oferecer-lhe uma vida em um nova casa, a nossa.
Com esperança,
Michael, Carol, Nadia, Diego e toda equipe da Avaaz.
Mais informações:
Leia íntegra da carta de Snowden ao Brasil (Folha de S. Paulo)
Por asilo, Snowden promete ajudar Brasil (Folha de S. Paulo)
Snowden recebe asilo temporário da Rússia e deixa aeroporto, diz advogado (Úlitmo Segundo)
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-08-01/snowden-recebe-asilo-temporario-da-russia-e-deixa-aeroporto-diz-advogado.html
Jornalistas do Guardian podem ser acusados de terrorismo por publicar material de Snowden (O Globo)
A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 31 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.
Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco,
Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.
Nenhum comentário:
Postar um comentário