Talvez você não saiba, mas o brócolis é sinônimo de longevidade. A informação foi ratificada por uma pesquisa encabeçada pelo nutrólogo David Katz, da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Entre mais de 25 mil ingredientes, apenas 15 mereceram a pontuação máxima e o vegetal está nessa seleta lista, com 100 pontos.
Veja também:
De acordo com a nutricionista Ana Huggler, da Global Nutrição, o brócolis é mesmo muito rico em nutrientes. "Ele é fonte de vitaminas A, C, B1, B2, K e sais minerais, como cálcio, potássio, zinco, ferro, além das fibras", diz a especialista.
E tantos nutrientes só podem gerar muitos benefícios. Por isso, a verdura é enquadrada como um superalimento. "Além das vitaminas e minerais ele contém também substâncias que evitam problemas cardíacos, gastrite, úlceras e, por causa das fibras, é excelente para o bom funcionamento do intestino", explica Ana.
Mas as vantagens do brócolis não param por aí. A nutricionista destaca, entre as suas propriedades, as antioxidantes, que ajudam no combate de radicais livres das células, e as anticancerígenas, que ajudam a combater o aparecimento de câncer de mama, fígado, pulmão, próstata e estômago.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontou, ainda, que o brócolis pode reverter os danos dos vasos sanguíneos causados pelo diabetes. Além disso, suas fibras não deixam o corpo absorver o colesterol.
O brócolis também é indicado na maioria das dietas. "Recomenda-se o seu consumo por ser um alimento de baixo teor calórico: uma porção com 100 gramas contêm aproximadamente 36 calorias. Além disso, pode ser preparado de várias maneiras, contribuindo para que o seu ingestão não se torne cansativa", observa a especialista.
Quer mais? Ele também é excelente para quem pratica de musculação pois a vitamina C e o cálcio auxiliam na recuperação e na contração muscular, respectivamente. E mais: não há contraindicação para o consumo do brócolis e ele é especialmente benéfico para mulheres que estão em período gestacional.
Para comprar, Ana Huggler explica que o brócolis fresco deve ter a cabeça verde escura e o caule verde claro e pode ser preparado na água ou a vapor. "Use pouca água e deixe a panela tampada para preservar seus nutrientes. Se preferir prepará-lo no vapor, corte em pedaços iguais, coloque em panela específica para vapor, ou em panela com pouca água e tampe. Deixe aproximadamente três minutos. Fure com o garfo para ver se está macio. Não deixe cozinhar por muito tempo, pois despedaça muito fácil", aconselha a nutricionista.
Uma vez preparado, o brócolis pode ser usado de diversas maneiras: refogado, em ensopados, nas saladas, com arroz, como recheio de tortas ou suflês, durante as refeições diárias, seja no almoço ou no jantar. Então, bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário