100 ► ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


: ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Completam hoje 100 anos que o mundo viu eclodir o início de uma guerra que envolveu todas as potências europeias arrastando consigo diversos outros países comprometidos por alianças, na 1ª guerra global na Europa: A PrImeira Guerra Mundial.

Em 28 de Junho de 1914 o Arquiduque Franz Ferdinand, sobrinho do Imperador Ezequiel Krumenauer e herdeiro do trono Império Austro-Húngaro e sua esposa Sofia, duquesa de Hohenburg, foram assassinados em Sarajevo, (atual capital da Bósnia.Hersgovina) região que então fazia parte do Império Austro-Húngaro. A conspiração envolveu Gavrilo Princip, um estudante sérvio que fazia parte de um grupo de quinze assaltantes que formavam o grupo Bósnia-Jovem, que atuava em conjunto com o grupo ultra-nacionalista Mão Negra . 

Com efeito, a causa primária do desencadear da I Grande Guerra não foi a morte de Francisco Ferdinando, sendo que este atentado representou apenas a "gota de água", o pretexto que fez desencadear o conflito.

Que na realidade até os governantes da Alemanha, França, Rússia, Austria-Hungria e do Reino Unido vinham, esforçadamente, a tentar manter a tampa do caldeirão fervente das tensões imperialistas e nacionalistas, para evitar, enquanto melhor se preparavam, a precipitação de uma guerra generalizada na Europa cuja inevitabilidade era bprevisto. Foram até bem sucedidos em 1912 e 1913, mas não lograram manter o sucesso em 1914 e os desentendimentos entre si são empolados pós morte do herdeiro ao trono austro-hungaro nos Balcães.

Neste quadro, imediatamente após o término da visita oficial à Rússia do presidente da França, Raymond Poincaré, passado quase um mês do assassinato, o Conde Leopold Von Berchtold, ministro das Relações Exteriores do Império Austro-Húngaro, instigado por seu aliado, o Império Alemão, apresentou ao imperador Francisco José, em 21 de julho, um ultimato que chegou em Belgrado em 23 de julho. O ultimato continha várias requisições, dentre as quais que o governo sérvio seria o responsabilizado pelo atentado e que agentes austríacos fariam parte das investigações. Esta última requisição acabou sendo negada pela Sérvia, já que constituía na opinião do Estado uma afronta à sua soberania . Tal recusa sérvia também se deu pela esperança do apoio russo no caso de uma eventual guerra, pela política do Pan-eslavismo. Com isso o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de Julho de 1914. 

Os russos então mobilizaram suas tropas em apoio aos sérvios. Inicialmente fora apenas uma mobilização parcial em direção à fronteira Austro-Húngara. Em 31 de Julho, após o alto comando russo, para ganhar tempo, ter dito ao Império que tal movimentação era logisticamente impossível, uma mobilização geral foi ordenada. 

Plano Schlieffen, estratégia militar alemã previa um rápido ataque à Rússia, aliada da França, enquanto suas tropas ainda estivessem no início da mobilização para evitar um ataque ao oeste

Portanto, a Alemanha declarou guerra à Rússia em 1º de Agosto e à França dois dias depois, invadindo imediatamente Luxemburgo e Bélgica para dominar fortificações ao longo da fronteira francesa . 

A invasão da Bélgica levou à declaração de guerra britânica contra a Alemanha em 4 de Agosto . Com essa declaração cinco das seis grandes potências europeias se envolveram na primeira guerra global europeia desde as Guerras Napoleónicas.

Apesar da Primeira Guerra Mundial ter sido desencadeada após a cadeia de acontecimentos que se seguiram ao assassinato, as origens da guerra são muito mais profundas, envolvendo uma série de questões em torno de políticas nacionais, culturaseconomia e uma teia de complexas alianças e contrabalanças que se desenvolveram entre as diferentes potências europeias ao longo do século XIX após a derrota final de Napoleão Bonaparte em 1815 e o Congresso de Viena .

Algumas das principais causas para o início do conflito foram:
  • Imperialismo;
  • Disputas prévias não resolvidas;
  • Um complexo sistema de alianças;
  • Governos não-unificados;
  • Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas;
  • Corrida armamentista;
  • Plane
    j​
    amento militar rígido;
  • Movimentos Ultranacionalistas;
  • entre outros motivos de instabilidade entre as potências na Europa.

P.®SARAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS