A NASA divulgou uma foto intrigante de um filamento incomum que se estende sobre a superfície do Sol na forma de uma enorme seta que aponta claramente para a direita.
Estas protuberâncias chamadas de filamentos são visíveis sobre o disco solar como estruturas longas e escuras semelhantes a uma espécie de fibra.
A imagem publicada pela NASA foi captada no último dia 28 de maio, com a ajuda do Observatório Solar Dynamics (Solar Dynamics Observatory) da agência norte-americana, que está constantemente monitorizando o rei sol desde 2010, informa a National Geographic .
Especialistas dizem que, se estes filamentos em forma de seta foram estendidos numa linha reta, seu comprimento seria quase igual ao diâmetro do Sol, que é de cerca de 1,4 milhões km.
Estas protuberâncias surgem a partir da condensação de substâncias gasosas relativamente frias (em comparação com a coroa solar) estão suspensos na superfície devido ao campo magnético do Sol, e são claramente visíveis durante eclipses totais da nossa estrela. O resto do tempo pode ser observados por meio de dispositivos especiais espectrais, filtros de interferência, cronógrafos, telescópios cromosféricas e outros equipamentos.
Fonte: RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário