Avião movido a energia solar começa a 1ª travessia do Pacífico
O avião Solar Impulse 2 sairá hoje às 14h30 (horário de Brasília) de Nagoya, no Japão, rumo ao Havaí, na primeira travessia do oceano Pacífico feita em um avião movido exclusivamente por energia solar. A travessia é parte de um projeto que tem como objetivo mostrar a viabilidade do uso de energia solar e outras energias limpas.
A aeronave é impulsionada por mais de 17 mil células solares montadas em suas asas e fuselagem. A travessia do Pacífico representa a sétima de treze etapas de um esforço maior da equipe, que pretende completar uma volta ao mundo com o veículo. O projeto teve início em 9 de março, quando o avião partiu de Abu Dhabi.
Pilotagem
Os suíços André Borschberg e Bertrand Piccard se alternam no comando da aeronave. Será Borschberg, no entanto, que a conduzirá ao longo dos cerca de 6500 km da travessia, que deve durar aproximadamente 5 dias.
Para encarar o desafio, Borschberg vestirá uma roupa feita especialmente para se acoplar ao assento do avião. Juntas, a roupa e o assento oferecem hidratação e atendem às necessidades fisiológicas do piloto, que dispõe de cerca de 3,8 metros cúbicos de espaço para se mover (um pouco menos que o espaço inteno de um Uno 2014).
A roupa também ajuda a amenizar os efeitos da temperatura, que deve variar de - 40ºC até 38ºC durante a travessia, além de fornecer oxigênio ao piloto durante as partes do vôo de altitude elevada. O piloto conseguirá guiar a nave tirando "cochilos" de 20 minutos em horários planejados.
Atrasos
Inicialmente, os participantes do projeto pretendiam sair de Nanking, na China, até o Havaí. No entanto, a aeronave precisou fazer um pouso não programado em Nagoya por conta de previsões de tempo muito ruim entre o Japão e o Havaí.
Enquanto estava pousada, a aeronave foi danificada por ventos fortes na região, e os reparos (bem como outras previsões de mau tempo) fizeram com que a travessia sofresse duas semanas de atraso. Após chegar ao Havaí, a Solar Impulse 2 seguirá viagem para Phoenix, no estado norteamericano do Arizona, e depois para Nova York.
Veja mais sobre o Solar Impulse 2 no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário