Um médico irlandês tem ouvido tantos pacientes mal informados que perguntam se o usar máscara faz mal ao prejudicar o nível de oxigênio no sangue que ele decidiu fazer um pequeno experimento em câmera: mediu a saturação de oxigênio enquanto vestia 6 máscaras faciais.
No vídeo curto o Dr. Maitiu O Tuathail, que afirma ser clínico geral em seu perfil do Twitter, coloca seis máscaras faciais médicas descartáveis no rosto enquanto usa um sensor de saturação de oxigênio no dedo. A saturação permanece entre os normais 99-98% na tela do equipamento.
O vídeo do médico colocando as 6 máscaras faciais.
Mas eu estou respirando meu próprio CO2
Sim, você respira o próprio CO2 que exala na máscara, mas lembre-se que o CO2 exalado fica apenas entre 4 e 5% do ar que você solta. Além do mais o volume de ar preso na máscara é muito pequeno perto do seu volume pulmonar, a quantidade de ar que cabe nos pulmões. Em repouso você respira cerca de meio litro de ar.
Para facilitar a conta suponhamos que fiquem 50ml de ar exalado preso na máscara (me parece muito menos, na realidade). 5% disto seriam 2,5ml de dióxido de carbono inspirados novamente em meio litro de inspiração. Isso é possivelmente bem menos do que o CO2 que fica preso no seu sistema respiratório em repouso toda vez que você solta o ar. Uma quantia irrisória que não seria suficiente para afetar seus níveis de oxigênio do sangue significativamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário