ARQUIVO DO BLOG

A MICROSOFT ARMAZENA 21 terabytes DE DADOS NUM REPOSTIRÓRIO SUBTERRÂNEO "ANTI-APOCALIPTICO" NO ÁRTICO.


Filme de armazenamento de dados do GitHub.github.blog

186 bobinas de filme com 'sotfware' de código aberto e documentos de vários arquivos e museus foram guardados numa antiga mina num arquipélago no norte da Noruega.

A empresa de repositório de código aberto GitHub, uma subsidiária da Microsoft, armazenou backups de software e dados, um volume digital de 21 terabytes num subterrâneo no Árctico. O arquivo está localizado no arquipélago norueguês de Svalbard, numa antiga mina de carvão com 250 metros de profundidade.

Conforme relatado no blog da empresa na semana passada, a operação foi adiada para este mês devido ao alerta da pandemia. O repositório tem como objectivo preservar os dados no caso de um desastre global muito maior do que a disseminação do coronavírus, numa escala apocalíptica. Além disso, pretende-se proteger os arquivos da obsolescência da mídia e permitir que sejam lidos por cientistas de computação e pesquisadores do futuro.

Devido a essa missão especial, o material digital foi impresso em 186 filmes na forma de pequenos códigos QR. Esses rolos de filme foram fabricados pela empresa Piql, parceira do GitHub, aplicando halogenetos de prata ao poliéster. Os testes de envelhecimento simulados do fabricante mostraram que, em condições ideais, essa mídia pode durar até 1000 anos ou até mais.

github.com
O depósito é conhecido como Arquivo Árctico Mundial (AWA) e, juntamente com o GitHub, foi adquirido pela gigante tecnológica dos EUA em 2018 por 7,5 biliões de dólares. Entre outros materiais, ele preserva muitos softwares de código aberto e também dados da Agência Espacial Europeia, da Biblioteca do Vaticano e de vários museus e arquivos corporativos e estaduais, como o Arquivo Nacional do México.

O projecto planeia construir mais armazéns em todo o mundo, mas o próximo passo será desenvolver uma árvore tecnológica da humanidade e também trazê-la para Svalbard. Este documento também será impresso em filme, mas de maneira que seja legível a olho nu, para permitir que as gerações futuras recuperem as informações.

Fonte: RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS