Lincoln Continental e John F. Kennedy
estão intimamente ligados na história. No fatídico dia 22 de Novembro de 1963,
JFK, como era conhecido, seguia num Lincoln Continental azul em Dallas, acompanhado
pela Primeira Dama Jacqueline Kennedy e o governador do Texas John Connalty. Em
Dealey Plaza, vários tiros foram disparados, matando John F. Kennedy e ferindo
severamente o governador. Esse Lincoln Continental era a limousine oficial da
presidência com a designação SS-100-X.
No entanto, nesse mesmo dia de manhã, antes serem conduzidos
no Lincoln Continental azul, estes foram transportados noutro modelo idêntico,
mas de cor branca, do hotel até à Base da Força Aérea de Carswell, em Fort
Worth.
Este Continental Convertible era praticamente novo na altura,
sendo construído a 3 de Novembro de 1963, ou seja, tinha menos de três semanas
e pertencia à quarta geração do modelo. Foi emprestado pelo concessionário da
marca Bill Golightly, servindo como automóvel oficial, com a designação “Limo
One”. Está equipado com um motor V8 430, de 7,0 litros de cilindrada,
acoplado a uma caixa automática de três velocidades.
Após servir o seu propósito, o Continental foi vendido em
1964 a David Pelham, de Dallas. Passados três anos foi vendido a L.H. Hough,
para o pôr em exposição no Museum of American Tragedy. Em 1998 foi adquirido
por John Reznikoff, vendendo-o, em Outubro de 2013, num leilão da RR Auction
por 318.000 dólares, cerca de 272.500 euros. Foi submetido a um restauro pelos
especialistas da Lincoln, Baker Restoration, mas mantendo toda a originalidade.
O exemplar azul está em exposição no The Henry Ford Museum e
o exemplar pintado na cor Ermine White, será oferecido em leilão no próximo dia
14 de Outubro, em Nova Iorque, num evento organizado pela Bonhams, designado de
American Presidential Experience Auction. O valor estimado da venda situa-se
entre os 300 e os 500 mil dólares, cerca de 260 a 430 mil euros.
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