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A Galiza tem a sorte de contar com duas das colecções privadas de automóveis mais importantes de Espanha.
Ao Museo de Automoción e Historia de A Coruña, promovido pela Fundação Jorge Jove e que conta com mais de 340 veículos que Ángel Jove foi adquirido ao longo da sua vida, junta-se a exposição de clássicos e desportivos do empresário Manuel Ferreira.
Num edifício situado nos arredores de Vigo, en Mos, conseguiu reunir cerca de uma centena de exemplares de grande valor, alguns deles únicos no mundo.
Ao entrar, os visitantes são recebidos por um espectacular Mercedes-Benz 540 K Roadster Cabriolet que segundo algumas fontes afirmam ser o presente de Hitler à sua amante Eva Braun – embora por todo o mundo tenham aparecido vários veículos que supostamente pertenceram à amante do Führer.
O automóvel foi adquirido em leilao, está avaliado em mais de dois milhões de euros e incluiu algumas modificações, como uma cadeira dobrável para o guarda-costas junto do pneu sobresselente ou ainda um suporte para metralhadora.
Este gigante de cinco metros de comprimento, do qual apenas foram produzidos 19 exemplares, está equipado com um motor de oito cilindro em linha com 5400 cc e 180 cv. Produzido entre 1936 e 1940, o Mercedes-Benz 540 K é um dos expoentes máximos da era dourada do automóvel no período entre guerras.
Quem visita a colecção tem a oportunidade de admirar autênticas preciosidades, uma após a outra: um Aston Martin DB5 dos anos 60, um Mercedes 300 SL asas de gaivota, um Jaguar E-Type e diversos modelos da Rolls-Royce, Bentley e Bugatti.
Varios Ferraris, entre eles, um Testarossa, um Daytona Cabrio, um Dino GTS ou um Allegretti de 1962 construído sobre a base de um 250 GTO;
Lamborghini como o Miura ou o Countach; diversos Maserati; dois AC Cobra; um Mustang de 1965; um Porsche 356 Speedster; um Pegaso Z 102; um DMC Delorean; um Ford GT 40; um BMW M1 e até um Biscúter são exibidos perfeitamente alinhados no Car classic Museum, que só pode ser visitado por convite.
Mas se há algo que distingue esta colecção é o seu conjunto de automóveis de competição, alguns deles réplicas, outros originais e com um importante historial desportivo.
Entre eles há vários Lancia – um Stratos de 1973, um S4 de 1985 com as cores da Martini, um Integrale e um 037, os dois últimos conduzidos por Carlos Sáinz e Walter Röhrl, respectivamente -, e Porsche – um 911 RS de 1974 ou um 914 R V6 de 1980. Também se podem ver outros automóveis míticos dos campeonatos de rali espanhóis e internacionais, como um Audi Quattro S1 de ’85, restaurado na íntegra em fábrica; um Renault Alpine de 1974; um Renault 5 Turbo 2 de ’84 que pertenceu a Jesus “Chus” Puras; um Gordini de 1969 ou um Peugeot 205 T16.
Esta colecção permaneceu durante vários anos bloqueada pelo Ministerio de Hacienda já que Manuel Ferreira foi implicado num processo judicial de alegada fraude fiscal, do qual foi absolvido em 2016.
Durante uma década, o tempo de duração do processo, o empresário não pôde vender os seus automóveis, agora, segundo um documento divulgado nas redes sociais, toda a colecção está à venda por 45 milhões de euros.
Apesar de, salvo alguma excepção, os automóveis não serem vendidos individualmente, os preços oscilam entre os 15 mil euros de um Mazda 323 GTR e de um Mini Cooper MKII de 1968 e os 2,23 milhões de um Alfa Romeo Giulia TZ2 de 1965, um automóvel do qual só foram fabricadas 12 exemplares e que em 2009 conquistou o primeiro lugar da categoria no prestigiado concurso de elegância de Pebble Beach.
O documento mostra os 107 automóveis de distintas épocas e refere-se à colecção como “uma das mais valiosas de Espanha pela exclusividade dos exemplares e o estado de conservação dos mesmos”.
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Quem quiser adquirir esta colecção deverá apresentar um documento de intenção de compra que comprove o interesse em negociar a mesma, uma vez entregue esse documento poderá visitar a colecção para avaliar todos os automóveis.
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