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O Allard J2
foi lançado em 1950 e manteve-se em produção apenas até 1951, com
aproximadamente 90 unidades construídas, tinha como objectivo de substituir o
modelo J1, num conjunto mais refinado e melhorado, para ser vendido no mercado
norte americano.
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A nível mecânico, os Allard J2 vendidos no mercado britânico estavam equipados
com o motor V8 do Ford Pilot de 3,6 litros de cilindrada e com 85cv de
potência. Além deste estava também disponível o motor V8 da Mercury com 4,4
litros de cilindrada e uma potência 110cv. Já os J2 produzidos para os EUA eram
enviados sem motores, para que o seu proprietário pudesse escolher qual a
motorização a equipar, sendo os mais comuns motores V8 de origem Oldsmobile,
Chrysler ou Cadillac.
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Os potentes motores conjugados com uma carroçaria leve produzida em alumínio
moldado à mão, suspensão frontal independente, eixo De Dion na traseira com
travagem inboard,
para reduzir a massa suspensa, transformaram-se na receita perfeita para a
época. O peso total do Allard J2 fixava-se nos 940 kg.
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Os J2 foram extremamente populares em provas de
velocidades, tendo conquistado 40 vitórias ao longo dos nove anos da sua
carreira desportiva. Vários pilotos de renome conduziram estes Allard J2, como Zora Duntov, o pai do Corvette, e Carroll Shelby. O próprio
Sydney Allard, em equipa com Tom Cole, ficou em terceiro lugar da geral nas 24
Horas de Le Mans de 1950, com uma velocidade média de 141 km/h.
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Presente neste artigo está um dos Allard J2 com maior significado histórico, encomendado pelo Coronel Charles Steinmetz a 15 de Junho de 1950, através do Moss Motors de Goleta, na Califórnia, foi entregue apenas com a carroçaria e chassis e posteriormente equipado com tudo o resto, incluindo o motor V8 da Mercury e uma caixa manual de três velocidades da Ford.
Após algumas provas realizadas, o Coronel vendeu o
J2 a Dale Duncan, piloto de Carroll Shelby, em 1951. Logo após a compra, Dale
equipou o Allard com o motor V8 Chrysler FirePower Hemi 331 com dois
carburadores duplos Stromberg, passando a debitar 180cv. Com este novo motor,
foi necessário criar uma bossa no capot, que serve também de entrada de ar, de
modo a ser possível montar o motor no automóvel.
Em 1963 foi adquirido por um membro executivo do
Allard Owners Club, que o manteve até então. Em 1965 foi equipado com jantes de
raios e aperto central, encomendadas à própria Allard.
Actualmente, mantém motor Chrysler e foi submetido
a um profundo restauro. No passado mês de Março foi oferecido em leilão pela RM
Sotheby’s, na sua venda anual em Amelia Island, sendo arrematado por 257.600
dólares, cerca de 238,5 mil euros.
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