ALLARD J2 | O LEVE AUTOMÓVEL BRITÂNICO DONO DE UM POTENTE MOTOR AMERICANO.

 


Allard-J2-9
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15


Allard-J2-2
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

os.


Allard-J2-15
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

Allard J2 foi lançado em 1950 e manteve-se em produção apenas até 1951, com aproximadamente 90 unidades construídas, tinha como objectivo de substituir o modelo J1, num conjunto mais refinado e melhorado, para ser vendido no mercado norte americano.
os.


Allard-J2-1
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

 A nível mecânico, os Allard J2 vendidos no mercado britânico estavam equipados com o motor V8 do Ford Pilot de 3,6 litros de cilindrada e com 85cv de potência. Além deste estava também disponível o motor V8 da Mercury com 4,4 litros de cilindrada e uma potência 110cv. Já os J2 produzidos para os EUA eram enviados sem motores, para que o seu proprietário pudesse escolher qual a motorização a equipar, sendo os mais comuns motores V8 de origem Oldsmobile, Chrysler ou Cadillac.
os.


Allard-J2-3
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

 Os potentes motores conjugados com uma carroçaria leve produzida em alumínio moldado à mão, suspensão frontal independente, eixo De Dion na traseira com travagem inboard, para reduzir a massa suspensa, transformaram-se na receita perfeita para a época. O peso total do Allard J2 fixava-se nos 940 kg.

os.


Allard-J2-7
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15


Allard-J2-4
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

os.


Allard-J2-8
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15


Allard-J2-5
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

Os J2 foram extremamente populares em provas de velocidades, tendo conquistado 40 vitórias ao longo dos nove anos da sua carreira desportiva. Vários pilotos de renome conduziram estes Allard J2, como Zora Duntov, o pai do Corvette, e Carroll Shelby. O próprio Sydney Allard, em equipa com Tom Cole, ficou em terceiro lugar da geral nas 24 Horas de Le Mans de 1950, com uma velocidade média de 141 km/h.
os.


Allard-J2-14
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15


Allard-J2-6
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

Presente neste artigo está um dos Allard J2 com maior significado histórico, encomendado pelo Coronel Charles Steinmetz a 15 de Junho de 1950, através do Moss Motors de Goleta, na Califórnia, foi entregue apenas com a carroçaria e chassis e posteriormente equipado com tudo o resto, incluindo o motor V8 da Mercury e uma caixa manual de três velocidades da Ford.

Allard-J2-11
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2
Allard-J2-2
Allard-J2-1
Allard-J2-3
Allard-J2-4
Allard-J2-5
Allard-J2-6
Allard-J2-9
Allard-J2-7
Allard-J2-8
Allard-J2-14
Allard-J2-10-2048x1370
Allard-J2-11
Allard-J2-15

Após algumas provas realizadas, o Coronel vendeu o J2 a Dale Duncan, piloto de Carroll Shelby, em 1951. Logo após a compra, Dale equipou o Allard com o motor V8 Chrysler FirePower Hemi 331 com dois carburadores duplos Stromberg, passando a debitar 180cv. Com este novo motor, foi necessário criar uma bossa no capot, que serve também de entrada de ar, de modo a ser possível montar o motor no automóvel.
Em 1963 foi adquirido por um membro executivo do Allard Owners Club, que o manteve até então. Em 1965 foi equipado com jantes de raios e aperto central, encomendadas à própria Allard.

Actualmente, mantém motor Chrysler e foi submetido a um profundo restauro. No passado mês de Março foi oferecido em leilão pela RM Sotheby’s, na sua venda anual em Amelia Island, sendo arrematado por 257.600 dólares, cerca de 238,5 mil euros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED BED SKY PRINCE O TRATAMENTO COMEÇA 2 A 3 MESES APÓS O 'RV'.

  Medbed: Sky Prince O tratamento começa 2-3 meses após RV   Gostaríamos de apresentar in formações sobre Medbed do Sky Prince, que está env...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS