Operação Ágata 2023: O que está realmente acontecendo nas fronteiras do Brasil?
✅A Operação Ágata é uma operação conjunta das Forças Armadas Brasileiras e das agências de segurança pública do Brasil, realizada nas regiões de fronteira do país.
Seu principal objetivo é o combate a crimes transnacionais, como tráfico de drogas, contrabando de armas, contrabando de mercadorias, tráfico de pessoas e crimes ambientais.
✅A Operação Ágata é realizada periodicamente desde 2011 e envolve o emprego de militares das Forças Armadas, incluindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, juntamente com agentes de órgãos de segurança pública, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal.
✅Durante a operação, são realizadas ações de patrulhamento terrestre, fluvial e aéreo, para coibir a prática de crimes nas áreas de fronteira.
Também são desenvolvidas atividades de inspeção de veículos e embarcações, busca e apreensão de armas e drogas, além de ações de apoio à população local, como atendimentos médicos e odontológicos
✅ A Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara - visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.
É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais, além de agências governamentais.
✅Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar (ASSHOP) também são realizadas ao longo da operação, beneficiando a população com atendimentos médicos e odontológicos, oficinas lúdicas, doação de roupas e cestas básicas.
✅ Até agora, além das apreensões de drogas, a Operação também enfraqueceu o garimpo ilegal com a neutralização de dragas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário