►Balão Intragástrico - Tire suas dúvidas!◄

Com o aumento do número de obesos no Brasil, muitas pessoas têm recorrido a cirurgias para reverter esse quadro. E entre os procedimentos mais conhecidos, está o balão intragástrico.
Mas muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o procedimento. É uma cirurgia? Quais os riscos? Realmente emagrece?
Nesta matéria vamos tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o procedimento.
É uma cirurgia? Como é colocado?

A colocação do balão intragástrico não é um procedimento cirúrgico. Ela é feita por via endoscópica, não exige internação e nem anestesia, somente uma sedação. É realizado em aproximadamente 20 minutos e o paciente é liberado de uma a 2 horas depois.

No procedimento, um balão de silicone murcho é introduzido no estômago do paciente e depois, enchido com soro fisiológico e corante azul.
O corante serve para que, caso o balão seja rompido ele "tinge" a urina de azul, como sinal de alerta.
O volume do balão pode variar entre 400 e 800ml, variando de acordo com o paciente e a avaliação do médico e tem que ser retirado aproximadamente 6 meses depois, para evitar complicações.
Qual a indicação?
O método é indicado principalmente para pessoas obesas que não obtém o emagrecimento desejado com dieta ou mesmo medicações, mas não possuem indicação para algum tipo de cirurgia bariátrica - obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 34,9) - e obesidade grau 3 (IMC > 40), para auxiliar a diminuir co-morbidades ou perder peso para uma possível cirurgia com riscos menores.
Como ele favorece a perda de peso?
Como o balão preenche parcialmente o estômago e reduz seu espaço, ele ajuda o paciente a sentir-se saciado ingerindo menores quantidades de alimentos, facilitando a adaptação a uma dieta hipocalórica.
Durante o período em que utilizar o balão, o paciente elimina em média de 10 a 15% do seu excesso de peso.
Mas o resultado depende da participação ativa do paciente, que deve seguir a risca as orientações do médico e nutricionista.
Quais as vantagens e desvantagens?
Por não se tratar de um procedimento cirúrgico oferece menos risco ao paciente, não altera o processo digestivo e pode ser retirado, caso o paciente não se adapte.
A principal desvantagem é que a perda de peso é transitória, se o paciente não continuar com a
reeducação alimentar e hábitos de vida que adquiriu durante o uso do balão com a orientação nutricional, observa-se a tendência a recuperação do peso perdido, a médio e longo prazo, na maioria dos casos.
Além disso, os pacientes sentem alguns desconfortos logo após o procedimento. Entre esses "efeitos colaterais" podemos destacar: náuseas, vômitos, dor abdominal, gases, que podem ser controlados com medicação.
Por:Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

TERREMOTOS NA VENEZUELA: CERCA DE 45.000 PESSOAS DADAS COMO DESAPARECIDAS.

  Pessoas procuram vítimas em meio aos escombros de um prédio que desabou, após terremotos em Caracas, Venezuela, em 25 de junho de 2026. RE...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS