PIAS COM DR. BACTERIA


 Ao lavar vegetais, ou mesmo manipular carnes ou utensílios que entraram em contato com alimentos crus de origem animal ou vegetal, podem existir bactérias responsáveis por graves doenças alimentares como Salmonella spp (uma semana de diarreia, vômito e febre) ou então Listeria monocytogenes (aborto em mulheres grávidas) ou mesmo bactérias presentes em vegetais oriundas de adubos orgânicos ou água contaminada usada na irrigação. Muitos destes alimentos serão cozidos e as bactérias presentes serão eliminadas antes de nós as ingerirmos, no entanto, as bactérias que lavamos podem ainda estar na pia ou nos drenos. Podemos utilizar uma série de produtos domésticos que têm a função de eliminar uma grande parte das bactérias, o que, até mesmo a maioria dos sabões (ou detergentes) aliados à água faz, carregando estes microrganismos antes que nos possam fazer mal.

Devemos manter as superfícies das pias o mais secas possível, pois as bactérias não se multiplicam em superfícies secas. A parte mais difícil de manter higienizada é abaixo do dreno.

Devemos manter as pias limpas e as superfícies secas, o tanto quanto possível. Também, diariamente, despejar água, de preferência fervente com detergente pelos drenos e um copo de água sanitária.

Higienização de pias:

- lavar com esponja e detergente ou como indicado, dependendo do material da pia;
- enxaguar;
- secar;
- passar, com um pano, uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária + 1 litro de água sobre a superfície;
- secar o ambiente.

A propósito, quando foi a última vez que você sanitizou o dreno ou o triturador da pia da cozinha? Ontem à noite? No último mês? Nunca?

Acredite, se pudesse observar o que o dreno contém, provavelmente estaria correndo apressadamente para despejar uma garrafa de solução alvejante de cloro (1 colher de chá (5 ml) de água sanitária + ¼ litro [250 ml] de água). Mesmo que você more em algum local que lhe permita usar os alimentos como adubo (sistema de compostagem, por ex.), e virtualmente nenhum alimento seja despejado pelo dreno, ainda assim precisará despejar um pouco desta solução alvejante clorada pelo dreno abaixo. No caso de trituradores elétricos, nunca devemos esquecer de deixar a água escoar por um ou dois minutos após o uso. As partículas de alimento presas no aparelho ou seu dreno são abrigos para crescimento de bactérias. Em nossas casas, uma dica interessante seria, no final da arrumação da cozinha, jogar um pedaço de limão com casca no triturador, um leve odor cítrico agradável envolverá a cozinha. Sanitize o equipamento, despejando meio litro da solução clorada alvejante a cada duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

BIDEN CRIMINOSO LIBERTA 11 TERRORISTAS PRESOS EM GUANTÂNAMO.

  🔤 ALERTA! Biden liberta terroristas de Guantánamo pouco antes de Trump assumir o cargo – vazamentos revelam planos de elite globalista pa...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS