Para que Serve a Vitamina E

Fontes de Vitamina E.jpg
Para que Serve a Vitamina E
Vitamina E é o nome geral para duas classes de moléculas, tocoferóis e tocotrienóis, as quais são antioxidantes lipossolúveis. 

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Estudos indicam que a vitamina E, devido à sua propriedade antioxidante, tem efeito anticancerígeno, especialmente contra o câncer de pele e de mama. 

A vitamina E é um dos mais aprovados antioxidantes que existem. Ela é absolutamente essencial para a nossa sobrevivência e para a nossa alimentação diária. Por ser uma recolhedora de radicais livres, essa vitamina solúvel em gordura parece ser bastante eficaz no controle da deterioração celular. Mas é por sua redução dos sinais de envelhecimento que ela á reverenciada.

A vitamina E é um antioxidante vital para todos, sobretudo aqueles que exigem muito do corpo. Durante e após o exercício, esta vitamina fortifica as funções imunes e reduz os problemas oxidativos celulares causados pelos radicais livres. Ela ajuda a diminuir a fadiga e as dores após as atividades ou exercícios e acelera o tempo de recuperação.

Em prol da longevidade, a vitamina E protege as membranas celulares, reduzindo assim os danos causados pelos radicais livres – sobretudo no coração, músculos e glândulas. Ela também serve como apoio a outros nutrientes, prevenindo sua quebra e garantindo a saúde do coração. 

É muito difícil aumentar a ingestão de vitamina E sem fazer o mesmo com a gordura, pois a melhor fonte dessas vitaminas são os vegetais, cereais e olhos. Sendo assim, uma suplementação com este antioxidante é considerada algo necessário por especialistas em nutrição. Além disso, inúmeras pesquisas revelam que a suplementação com vitamina E  pode ser uma terapia bastante positiva para nos proteger das toxinas do nosso meio ambiente e de uma série de complicações físicas. 

Fontes e alimentos ricos em vitamina E
Em alimentos as fontes mais abundantes de vitamina E são óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e oliva. Outros alimentos ricos em vitamina 'E' incluem nozes, semente de girassol, kiwi e germe de trigo. Outras fontes de vitamina E são grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos. 

Quantidades recomendadas de vitamina E
A quantidade recomendada de ingestão diária de vitamina E (Recommended Daily Amount - RDA) é de 15 mg/dia. Uma vez que a vitamina E age como um anticoagulante e pode elevar o risco de problemas de sangramento, muitas agências têm especificado o limite máximo tolerável de ingestão em 1.000 mg (1.500 UI) por dia. 
Deficiência de vitamina E, fontes e alimentos ricos
A deficiência de vitamina E ocorre em pessoas que não conseguem absorver a gordura na dieta, como bebês prematuros com pouco peso e adultos com desordem rara de metabolismo de gorduras.
  
A deficiência de vitamina E é geralmente caracterizada por problemas neurológicos devido à condução nervosa prejudicada. Indivíduos que não conseguem absorver gordura podem precisar de suplementos de vitamina E. Pessoas com fibrose cística e problemas de absorção como doença de Crohn, doença no fígado ou insuficiência pancreática devem discutir com seu médico a necessidade de suplementos de vitamina E. 

Fonte: Guia de Suplementação Alimentar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS