Solar Impulse sobrevoando Toulouse no retorno para a Suíça (Jean Revillard/Rezo/Divulgação)
Protótipo pousa na Suíça, de onde partiu em 24 de maio para a jornada de 6.000 quilômetros por quatro países
Após 6.000 quilômetros de voo, o avião Solar Impulse aterrissou nesta terça-feira, na Suíça, completando uma jornada intercontinental movida a energia solar. Foi a primeira vez também que uma aeronave impulsionada pela luz e calor do Sol fez voos noturnos.
O protótipo pousou às 20h30 locais (15h30 de Brasília) no aeroporto de Payerne, uma cidade localizada no noroeste da Suíça. Mais cedo, às 7 horas (2 horas de Brasília), ele havia decolado de Toulouse, na França, para concluir a última etapa do projeto transcontinental.
Veja também:
A jornada do Solar Impulse começou em 24 de maio deste ano, com escalas em quatro países de dois continentes diferentes.
O avião passou por Madri (Espanha), Rabat e Ouarzazate (Marrocos), Toulouse (França) e voltou para Payerne (Suíça). O modelo mostrou condições de enfrentar situações meteorológicas e atmosféricas difíceis. O trecho mais desafiador, segundo os responsáveis pelo projeto, foi sobrevoar Ouarzazate, no Marrocos, região conhecida por grandes turbulências e fortes ventos e que é considerada delicada até para voos comerciais.
“Fomos além do propósito de provar que sua tecnologia é confiável e que há eficiência em seu consumo de energia”, explicou os responsáveis pelo projeto. O objetivo, agora, é fazer a volta ao mundo em 2014.
Leia também:
(Com agência EFE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário