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Tecnologia nos carros

28 /10/ 2012

Um mar de gente. O Salão do Automóvel atrai milhares de visitantes a cada edição. Todos enfrentam filas para conhecer as novidades da indústria automobilística. Neste ano, nós nos juntamos ao público. Só que, é claro, nosso maior interesse é sempre a tecnologia. É ela que faz com que os superesportivos se aproximem cada vez mais dos modelos de corrida, os mais luxuosos tragam conforto cada vez maior do motorista; isso sem contar o item sempre fundamental da segurança. Então vamos conferir em que modelos a tecnologia fez mais diferença.


A maioria dos modelos apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo este ano traz uma série de sensores, câmeras e funções surpreendentes. Há um, por exemplo, que, para maior comodidade e segurança do motorista, traz duas câmeras frontais, duas embaixo dos retrovisores, uma na traseira e outra no para-brisa; o conjunto de seis câmeras oferece uma visão de 360 graus ao redor do veículo.

Alguns modelos mais luxuosos já contam inclusive com uma câmera de visão noturna. Com tecnologia infravermelha, o dispositivo monitora até 300 metros à frente do veículo. E a uma distância de até 100 metros, o sistema detecta pedestres para chamar a atenção do condutor.

O principal lançamento de uma marca sueca é também um marco no mercado automobilístico. Trata-se de um sistema de airbag para pedestres, que funciona em caso de colisão da pessoa com a frente do veículo. A inovação foi desenvolvida especialmente para o trânsito nas cidades, ou seja, funciona com a velocidade de até 50 quilômetros por hora.

Outra funcionalidade que está presente nos modelos mais luxuosos e modernos é o piloto automático adaptativo. A ideia é reduzir drasticamente ou minimizar os estragos causados pelas colisões traseiras nas rodovias.



"Você programa uma distância do carro da frente e uma velocidade, então se o carro à frente frear, ele frea sozinho. Sem você precisar pisar no freio, o carro para; se o carro à sua frente acelerar, ele acompanha", explica Gerold Pillekamp, gerente de marketing da Audi.


Sensores a laser instalados na parte superior do para-brisa detectam veículos a até 10 metros de distância. Mesmo em movimento, o dispositivo realiza algo em torno de 50 cálculos por segundo para determinar a força de frenagem necessária para evitar uma colisão.

Novidade também é o dispositivo que lê placas de trânsito, que também já está disponível em alguns modelos comercializados no país.

"Você tem um sistema que detecta e lê as placas de trânsito e diz ao motorista, por exemplo, que ele está numa zona de 60 km/h, se estiver andando a 70 km/h, a placa começa a piscar no painel", diz Paulo Solti, presidente Volvo Cars. "Lógico, depende do estado das placas, se estão conservadas... se estiver cheia de buraco de balas não vai funcionar de jeito nenhum."

Brincadeiras à parte, em se tratando de tecnologia embarcada, a maior novidade mesmo ficou por conta da conectividade. Temos de confessar que ficamos um pouco decepcionados nesse quesito. Nenhum carro apresentado no Salão deste ano oferece qualquer tipo de conexão à internet. Mas há compensações. Há um modelo em que os ocupantes contam com um sistema de comando de voz capaz de controlar o ar-condicionado, faróis, limpadores e até dar partida no carro sem a necessidade de chaves. Já outros modelos trazem uma espécie de roteador sem fio embarcado que cria uma rede wi-fi dentro do carro.

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