BEATLES: “Please Please Me”, álbum inaugural da banda lançado há 50 anos,



beatles_please_please_me-front

A capa de "Please Please Me", cujo lançamento completa 50 anos no dia 22: oito pérolas de Lennon e McCartney e seis releituras muito bem selecionadas
Entre as grandes revoluções pop causadas por Please Please Me, primeiro álbum dos Beatles cujo lançamento no Reino Unido completa 50 anos no próximo dia 22, está a consolidação de um novo formato: o da banda autossuficiente quanto às composições.
Até então, nenhuma gravadora ou produtor confiava tanto em seus jovens artistas a ponto de permitir que a maior parte do material gravado por eles fosse de sua autoria.
Linha de montagem
As grandes empresas discográficas funcionavam, portanto, como verdadeiras linhas de montagem, nas quais era imprescindível a presença de compositores experientes, não necessariamente artistas de palco. Aos astros propriamente ditos era designado apenas o papel de interpretar as canções.
Mas o talento criativo de Lennon e McCartney abundava de tal maneira que acabou por convencer os envolvidos na concepção da bolacha, como o produtor George Martin. Em parte, devido à boa resposta obtida pelos singles “Love Me Do” e “Please Please Me”, editados previamente ao LP.
As seis covers
Ainda assim, o disco de estreia dos Fab Four não ignorava o costume então vigente de incluir versões de outros compositores em seu repertório. Seis das 14 faixas não foram escritas pelos rapazes e já haviam sido lançadas comercialmente na voz de outros intérpretes.
Música no Blog separou todas as versões originais destas canções, comparando cada uma à versão dos Beatles. É muita música boa junta, já que, além das releituras serem excelentes, asfaixas escolhidas – em sua maioria gravada anteriormente por craques do rhythm and blues e dos girls groups – mostram que o quarteto tinha, antes de tudo, muito bom gosto. Escutem, curtam e digam quais acham as melhores:
Arthur Alexander (1962) – “Anna (Go To Him)”
De autoria do próprio Alexander (1940-19939).
Versão dos Beatles:
The Cookies – “Chains” (1962)
Da célebre dupla de compositores Gerry Goffin e Carole King, à época casados.
Versão dos Beatles:
The Shirelles – “Boys” (1960)
Composta por Luther Dixon (1938-2009) e Wes Farrell (1939-1996).
Versão dos Beatles
The Shirelles – “Baby It’s You” (1961)
Do grande compositor Burt Bacharach em colaboração com Mack David (1912-1993) e Luther Dixon (creditado como Barney Williams)
Versão dos Beatles
Lenny Welch – “A Taste of Honey” (1962)
De Bobby Scott (1937-1990) e Ric Marlow
Versão dos Beatles
Top Notes – “Shake It Up Baby” (depois renomeada “Twist & Shout”, 1961)
Escrita por Phil Medley (1916-1997) e Bert Russell (1929-1967)
Isley Brothers – “Twist & Shout” (versão que inspirou a dos Beatles, 1962)
Versão dos Beatles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS