Torre de controle
Marc Aubert
Segundo a gerentona de plantão na capital de Pindorama, as coisas andam bem, os trabalhos de atualização do país estão progredindo, e cousa e louza.
Mas a mentira sempre tem perna curta.
Só uma pena que os bolsistas são surdos e cegos. A carta que pretendo lhes mostrar foi escrita por um piloto de linha aérea, Antônio Carlos Cruzeta para todos os brasileiros que utilizam o meio de transporte aéreo.
"Para você entender o que é a aviação no Brasil deve-se partir da seguinte ideia; imagine-se dirigindo um carro BMW luxuoso no meio de um safári na África; é mais ou menos assim que um aviador se sente voando no Brasil; você tem uma tecnologia de ponta dentro do seu avião e um sistema precário e ultrapassado a sua volta. Vou explicar porquê.
Atrasos: Os atrasos no Brasil têm características incomuns comparado ao mundo afora; quando se tem nevoeiro… somente Guarulhos tem sistema mais preciso para pouso por instrumento, conhecido como " ILS categoria 2″.
Curitiba também tem, mas lá é tão engraçado que colocam o sistema para manutenção exatamente em época de nevoeiro. Vergonhosamente Porto Alegre, Florianópolis e Confins não têm esse sistema.
Estes sempre fecham por causa de nevoeiro. Manaus, que tem uma localização extremamente estratégica e que sempre tem nevoeiro, porém também não tem sistema ILS. Detalhe…"Nos EUA, são mais de 100 aeroportos só com ILS categoria 2″, fora os de categoria 1 e 3.
Se você, passageiro, está indo para Porto Alegre, fique sabendo que seu avião não pode alternar Florianópolis caso Porto Alegre esteja fechado. Florianópolis tem um vergonhoso pátio para apenas cinco aviões; lembrando que no verão Florianópolis recebe mais 150 voos de fretamento além dos regulares.
Este aeroporto supracitado, vergonhosamente, não tem taxiway (pista para a aeronave taxiar até a pista principal), sendo necessário a aeronave taxiar pela pista principal gerando espaçamento maior entre as aeronaves que se aproximam, ou seja, ocasionam atrasos. Se você está chegando à São Paulo, o problema é parecido.
Leia a íntegra: Relato de um piloto de linha aérea
Nenhum comentário:
Postar um comentário