26.03.2013, 17:26, hora de Moscou
|
Cientistas russos preparam-se para um avanço na criação de órgãos artificiais humanos. O Centro de Medicina Regenerativa de Krasnodar, no sul da Rússia, recebeu equipamentos que no futuro próximo permitirão à transplantologia dispor de um banco completo de órgãos para transplante. Tags: medicina, saúde, Rússia, Comentários, cientistas
Os médicos de Krasnodar já chamaram esta máquina de “reator da vida”. No mundo há apenas 12 laboratórios com esse equipamento. Dez deles estão nos EUA, um na Suécia e um no sul da Rússia. O sistema “Bioreator” chegou à Universidade Estatal de Medicina de Krasnodar – um dos melhores estabelecimentos de ensino superior especializado da Rússia – graças à subvenção do governo da Rússia. A universidade recebeu-a junto com o especialista sueco na esfera da medicina regenerativa, Paolo Macchiarini.
A mega-subvenção deve atrair destacados cientistas estrangeiros para trabalhar na Rússia. Paolo Macchiarini trabalha em Krasnodar desde junho de 2012. Ele já fez transplante de traqueia em um jovem que sofreu um acidente terrível. Até à operação o paciente, Alexander Zozulia vivia com um tubo na garganta. Depois do transplante ele tem uma vida comum, como antes do acidente.
A traqueia transplantada em Alexander foi feita na Suécia. Mas em breve, graças ao bioreator, poder-se-á “cultivar” órgãos também em Krasnodar. A regulação da velocidade do fluxo dos vários líquidos, a temperatura e a pressão permite ao bioreator reproduzir totalmente as condições fisiológicas do organismo.
Por enquanto será apenas experimentado o “cultivo” órgãos de animais. No entanto, em breve os médicos russos planejam recriar uma traqueia humana e, em seguida, órgãos ainda mais complexos – o coração e os pulmões.
Pela primeira vez na Rússia, foi aplicada uma técnica médica completamente nova: primeiro é feita a destruição das células interiores do coração doente. Desse modo cria-se uma “carcaça” que posteriormente é preenchida com novas células vivas. Por enquanto, está a ser “fabricado” um coração de rato, mas os médicos estão certos de que em breve poderá ser criado um coração humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário