Arquivo Público de SP divulga na internet parte do acervo do Dops

 DE SÃO PAULO

O Arquivo Público de São Paulo vai divulgar na internet parte do acervo produzido pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão que funcionou de 1924 a 1983 e que foi criado para controlar movimentos políticos contrários aos governos federais do período. Serão divulgados 274.105 fichas e 12.874 prontuários.

Segundo o governo estadual, a intenção é criar uma fonte de pesquisas sobre a história do país. O acervo pode ser pesquisado no site do Arquivo Público.



A publicação do acervo será marcada por cerimônia na segunda-feira (1º), que acontecerá no Memorial da Resistência de São Paulo, museu criado no prédio que sediou o Dops.

A abertura do evento terá a presença do governador Geraldo Alckmin e do deputado Adriano Diogo (PT), que faz parte da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa.

Após o ato, haverá uma audiência da Comissão Nacional da Verdade. O lançamento faz parte da Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos, que ocorrerá até sábado (6) em diversos lugares do país.
SEDE DO DOPS NO BAIRRO DA LUZ SÕ PAULO
Parte desses documentos do Dops já está sendo usada pela Comissão da Verdade paulista para apurar o envolvimento de pessoas e entidades em torturas e mortes cometidas dentro do órgão.

Seis livros encontrados registram o movimento de entrada e saída do prédio do Dops entre os anos de 1971 e 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

Lei NESARA GESARA:

  Lei de Segurança Econômica Nacional e Reforma Lei NESARA GESARA: 1. Cancela todas as dívidas de cartão de créd...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS