Manifestantes do grupo Anonymous Brasil é caracterizado por suas máscaras.
O Coletivo Anonymous Atua Através De Redes E Fóruns Sociais Contra a Supressão Da Liberdade Na Internet E Liberdade De Expressão
Por Paulo José de Carvalho | Yahoo! Contributor Network – seg, 12 de ago de 2013
Usuários de redes de comunidade online deram origem ao grupo Anonymous. Fundado em 2003, no imageboards o coletivo se caracteriza pelo anonimato representado na internet e a forma descentralizada de movimento social sem representantes. O coletivo defende a liberdade na Internet e a liberdade de expressão, o grupo ficou conhecido por suas ações de hacktivismo invadindo sites de empresas e organizações governamentais.
Na bandeira do coletivo o homem formal aparece sem cabeça representando a ausência …
Com o lema: "Nós somos os Anonymous. Nós somos Legião. Nós não
perdoamos. Nós não esquecemos. Esperem por nós. A internet é coisa séria", o coletivo também é conhecido pelo hacktivismo colaborativo
e internacional através de suas manifestações por todo o mundo. A máscara que
ganha as ruas foi inspirada no personagem V do filme V de Vingança e
influenciada pela imagem de Guy Fawkes, soldado inglês que participou da
Conspiração da Pólvora no Reino Unido em 1605.
- Perfil do Instagram da presidente Dilma invadido por Anonymous Brasil.
O grupo Anonymous adota uma identidade online compartilhada onde jovens se reúnem através de fóruns e redes sociais. Baseado no anonimato em que usuários vivem na internet, o grupo articula protestos e manifestações por todo o mundo. Em 2008 o grupo ganhou atenção mundial com o projeto Chanology, uma série de protestos contra a Igreja da Cientologia que processava o Youtube por veicular um vídeo de uma entrevista de Tom Cruise. O grupo Anonymous atacou os sites da igreja alegando que a igreja suprimia o direito de liberdade de expressão.
O grupo composto por jovens com grande domínio em internet utilizam das redes sociais para manifestarem contra governos e empresas. Em 2009 o governo iraniano tentou impedir que o grupo Anonymous repassassem informações para o mundo sobre a fraude na eleição presidencial de Mahmoud Ahmadinejad. Em 2010 o coletivo Anonymous lançou ataques ao Amazon, PayPal, Mastercad e Visa em apoio site Wikileaks que sofria pressão por publicar telegramas secretos do serviço diplomático dos Estados Unidos.
Deixando os sites em fora de operação, Anonymous atacou sites do governo do Egito e da Tunísia em 2011, estimulando o ativismo por parte dos cidadãos contra seu governo, além de liberar nomes e endereços de email de oficiais do governo do Oriente Médio em apoio á Primavera Árabe.
O grupo Anonymous Brasil foi responsável por invadir o perfil da revista Veja no Twitter, do deputado federal Tiririca e do instagram da presidente Dilma Rousseff. Através de postagens como "Nem a polícia nem a mídia irão nos calar", o grupo mobiliza ações em diversas capitais e cidades do Brasil.
A mobilização dos cidadãos tem como pauta a precarizaçãoe o aumento de tarifa no transporte coletivo. Conhecida como a revolta dos 20 centavos a articulação do coletivo na internet levou milhões de brasileiros as ruas e repercutiram por centenas de cidades no país, inclusive interioranas como Juiz de Fora, Barbacena, Divinópolis, Itabira e São João Del Rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário