Como discutimos em detalhes em nosso post sobre isso que estamos conectados para sheepdom , todos nós estamos, naturalmente, afetado pelo viés normalidade. O viés de normalidade faz com que nossos cérebros para assumir que as coisas vão ser previsível e normal o tempo todo. Quando as coisas não são normais, leva o nosso cérebro de um longo tempo para processar isso. Em vez de saltar para a ação quando algo inesperado acontece, o nosso tipo de cérebro encolhe os ombros e as figuras que o que está acontecendo não pode ser tão ruim, porque os eventos realmente ruins são tão fora do comum. Os investigadores descobriram que o viés de normalidade tem causado muitas mortes desnecessárias em acidentes de avião. Em vez de tomar uma ação imediata após um acidente, as pessoas espécie de moinho ao redor. Muitos vão mesmo começar a olhar para a sua bagagem de mão antes de entrar para a saída. Viés normalidade manifestou-se de forma dramática durante uma colisão de avião em 1977 que matou 583 pessoas - o pior desastre da aeronave na história. Dois jatos jumbo 747 colidiu com o outro logo acima da pista na pequena ilha de Tenerife (parte das Ilhas Canárias fora de Marrocos). Após a colisão, um jato caiu no chão e explodiu, matando todos os 248 passageiros a bordo. O outro jato pousou, mas não explodiu. A colisão cortado fora o topo do jet e chamas começaram a assumir o controle da aeronave. Os passageiros que sobreviveram a colisão inicial poderia ter escapado ileso, mas eles tiveram que agir rápido. Paul Heck, um dos passageiros do avião em chamas (que era de 65 anos, por sinal), saltou para a ação. Ele soltou o cinto de segurança, agarrou a mão de sua esposa, e hightailed para a saída mais próxima. Eles, junto com outros 68 passageiros sobreviveram, enquanto 328 morreram. Em entrevista após o desastre, o Sr. Heck observou como a maioria das pessoas simplesmente sentou-se em seus assentos agindo como se tudo estivesse bem, mesmo depois de colidir com outro avião e ver a cabine encher de fumaça. Os pesquisadores acreditam que os passageiros tiveram um pouco mais de um minuto para escapar antes de ser consumido pelas chamas, e estão convencidos de que se mais pessoas tivessem tomado medidas imediatas em vez de permanecer em seus assentos fingindo que as coisas estavam bem, a taxa de sobrevivência teria sido muito, muito mais elevada. Para superar o viés de normalidade, você precisa ter um plano de acção sobre o que você vai fazer no caso de um acidente a cada vez que você entrar no avião. Saiba onde estão as saídas. Quando você viu a saída mais próxima, contar o número de linhas entre si e essa linha. Caso seja noite, ou as luzes interiores falhar, você não terá que sucumbir à confusão, porque você vai saber direito para onde ir. Tamanho até os passageiros ao seu redor para ver quem poderia ser potenciais obstáculos à sua saída. Se você estiver viajando com crianças, conversar com sua esposa sobre quem será responsável pela criança que, no caso de um acidente. Ensaiar mentalmente rapidamente salta para a ação assim que o avião chega a uma paragem. Outra razão é importante ter um plano de ação é que há uma boa chance de que você não vai ter muita ajuda da tripulação de voo. Um estudo descobriu que 45 por cento dos assistentes de vôo em acidentes capacidade de sobrevivência está incapacitado de alguma forma. Você precisa estar pronto para agir sem a direção de ninguém. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário