Saiba os truques para economizar combustível

Saiba os truques para economizar combustívelSaiba os truques para economizar combustível
Saiba os truques para economizar combustívelSaiba os truques para economizar combustível

Forma de condução pode gerar até 30% de economia no combustível


Com o litro da gasolina custando, em alguns lugares, mais de R$ 3 (e o litro do etanol quase R$ 2) economizar combustível é a palavra de ordem para qualquer consumidor que tenha dó da sua carteira. O fato é que mudança de postura na direção pode gerar uma economia de combustível de até 30%, segundo dados da Fiat.
 
Alguns mitos e verdades sobre o consumo de combustível. Segundo Sandro Soares, da engenharia de produto da Fiat, dirigir com janelas abertas aumenta sim o consumo de combustível. Assim como rodar com a pressão do pneu baixo ou esticar as marchas. Por outro lado, é falsa a máxima de que carros com transmissão automática consomem mais combustível ou de que não compensa desligar o motor durante um congestionamento.
 
De acordo com Sandro Soares, apenas 25% da energia produzida por um motor é gasto para mover um veículo. O restante se perde por diversas partes do carro. Somente o escapamento consome outros 25% da energia. Cerca de 20% são gastos com o arrefecimento do motor. Ou seja, manter o motor em ordem e o escapamento funcionando adequadamente são fundamentais para que o consumo de combustível não aumente.
 
Na prática
Durante o workshop Techno Day sobre Eficiência Energética, realizado pela Fiat na semana passada com jornalistas, foi possível perceber na prática a diferença no consumo entre um carro com a manutenção em dia e outro desregulado.
 
Em um teste, dois Fiat Bravo foram colocados em uma reta e em um mesmo ponto, a uma velocidade de 60 km/h, a marcha foi desengatada. O primeiro veículo, com a manutenção em dia, parou quase 200 metros à frente do segundo veículo, que tinha desgates na suspensão, estava com os pneus descalibrados, trazia os bicos injetores sujos e o motor desregulado.
 
No segundo teste, percorrendo o mesmo trajeto, os mesmos carros apresentaram consumos de combustível distintos. Enquanto o modelo com a manutenção em dia fez uma média de 15,4 km/l o Bravo desregulado chegou a apenas 11,5 km/l. Uma diferença de 33,9%. Ou seja, vale a pena gastar um pouco para manter a manutenção do carro em dia. A carteira agradece.
 
Por isso, separamos dez dicas que ajudarão você a economizar combustível. Confira abaixo: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS