ARQUIVO DO BLOG

Dívida pública atinge maior patamar da história em outubro

Produção de cédulas de notas de 50 reais na Casa da Moeda no Rio de Janeiro


Endividamento do governo dobrou para 

2,023 trilhões de reais nos governos Lula e 

Dilma - recorde da série histórica do Tesouro

Dívida pública: patamar de 2 trilhões foi ultrapassado em outubro (Marcelo Sayão/EFE)
A dívida federal, que contabiliza os endividamentos do governo nos mercados interno e externo, avançou 1,69% em outubro ante setembro, para 2,023 trilhões de reais, o maior da série histórica, informou o Tesouro Nacional nesta segunda-feira. 
A dívida chegou ao patamar de 2 trilhões apenas uma vez, em dezembro de 2012, segundo a série do Tesouro. 
Mas ainda ficou abaixo dos 2,02 trilhões verificados em outubro. 
A série mostra ainda que a dívida pública dobrou
 entre 2004 e 2013, nos governos Lula e Dilma. 
Segundo o Tesouro, a dívida pública interna cresceu 1,91% em outubro, atingindo 1,934 trilhão de reais — impulsionada pelas emissões de títulos públicos no valor de 18,62 bilhões de reais e pagamento de juros de 17,53 bilhões de reais. Do total das emissões feitas no mês passado, o Tesouro emitiu 2,350 bilhões de reais para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), usada para financiar a redução das tarifas de energia. Já a dívida externa diminuiu de 2,73% em outubro para 88,5 bilhões de reais – contra 91,3 bilhões de reais no mês anterior.
Uma das principais causas do aumento da dívida na última década foi o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que recebeu 300 milhões de reais em repasses do Tesouro nos últimos quatro anos — na década, a dívida total aumentou em 1 bilhão de reais, ou seja, o BNDES responde por 30% do aumento.
Composição da dívida — Em relação à composição da dívida, os títulos prefixados atingiram 40,74% do total, ante 40,36% em setembro. Os papéis corrigidos pela inflação somaram 35,04% do total, ante 35,10% no mês anterior. Já os títulos atrelados aos juros básicos ficaram em 19,95% do total, menor que os 20,04% no mês anterior.
Leia também:

Entre os detentores dos papéis, a participação dos investidores estrangeiros caiu em outubro para 16,91%, frente 17,22% em setembro.
(Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

8 INVENÇOES E INOVAÇÕES QUE DEVEMOS A NICOLA TESLA.

As 8 invenções de Nikola Tesla que ameaçaram a elite mundial   8 invenções e inovações que devemos a Nikola Tesla,  o gênio esquecido do séc...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS