ACIDENTE FERROVIARIO EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Ao menos 20 cidades de SP pedem retirada de trilhos
Trem carregado de milho descarrila, invade casas e mata ao menos oito pessoas em São Paulo

Reprodução/GloboNewsSubiu para oito(08) numero de mortos em Rio Preto
Um trem carregado com milho descarrilou por volta das 17h deste domingo (24), no Jardim Conceição, em São José do Rio Preto (SP), atingindo duas casas e afetando outras duas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram confirmadas oito mortes até a madrugada desta segunda-feira (25). Entre os mortos estão duas crianças (de 2 e 5 anos) , quatro mulheres e dois homens. 
Outras seis pessoas foram socorridas pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital de Base e a Santa Casa da cidade - duas delas em estado grave. Em uma das casas era realizado um churrasco.
Moradores retiram carro atingido pelo vagão para facilitar acesso dos bombeiros (Foto: Marcos Lavezo/G1)
Uma tragédia ocorreu neste domingo (24/11) na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo. Um trem carregado de milho descarrilou no centro da cidade e dois vagões atingiram quatro casas situadas na região. Pelo menos oitos pessoas morreram com o impacto. Foram deslocadas nove viaturas do Corpo de Bombeiros até o local do acidente.

Entre as vítimas, supostamente esmagadas pelo peso da carga que o trem transportava, estão duas crianças de dois e cinco anos e uma mulher grávida, segundo informaram os bombeiros. Os feridos, entre eles dois em estado grave, foram levados para vários hospitais da região.

No início da manhã, os bombeiros continuavam o trabalho de remoção da carga. Não há informações de desaparecidos no acidente.

Segundo relatos de testemunhas, o trem saiu dos trilhos e avançou sobre as casas que margeiam a estrada de ferro, derrubando quatro delas. Em uma das casas, um grupo de amigos fazia churrasco.

Empresa lamenta acidente
A companhia responsável do transporte ferroviário na região, a América Latina Logística (ALL), afirmou que a empresa lamenta o acidente e continua colhendo informação sobre o ocorrido.

“A concessionária responsável pela operação no trecho lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza com as famílias e vítimas, a quem dará todo seu apoiou”, disse a ALL através de um comunicado.

A empresa confirmou que o trem circulava dentro dos limites de velocidade estabelecidos no trecho e acrescentou que as causas do descarrilamento serão investigadas.

Informou ainda que a velocidade dos trens é controlada por satélite e que a composição transitava dentro dos limites permitidos. “As causas do acidente serão investigadas por meio de uma sindicância”, citou a empresa.
JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado
Pelo menos 20 cidades de porte médio no interior de São Paulo entraram com pedidos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para retirar os trilhos das áreas urbanas. 
O objetivo é eliminar o risco de acidentes como o que aconteceu neste domingo, 24, em São José do Rio Preto, em que o descarrilamento de vagões de cargas causou a morte de pelo menos oito pessoas. 
A cidade está na lista das que reivindicam contornos ferroviários para eliminar a passagem de trens por áreas densamente povoadas. O projeto executivo de engenharia foi licitado em 14 de janeiro de 2010, mas ainda não foi concluído. O contorno, com 23 quilômetros, desviaria a linha férrea para fora do perímetro urbano, na divisa com Cedral.


Em Sorocaba, a concessionária America Latina Logística (ALL) apresentou à prefeitura um estudo para desviar a ferrovia do perímetro urbano. Os trilhos cortam o município de leste a oeste e os trens passam em áreas críticas. No bairro Nova Esperança, uma antiga favela, as composições reduzem a velocidade em razão de um declive e se tornam alvos de saqueadores. Os vagões são desconectados e a carga é pilhada. A prefeitura de Americana, região de Campinas, passou a reivindicar a saída dos trilhos da área urbana depois um acidente que aconteceu em 2010. Um trem de cargas atingiu um ônibus num cruzamento deixando nove mortos e 18 feridos. A prefeitura de Bauru, no centro-oeste paulista, já recebeu da ALL um estudo para retirar a linha férrea da área urbana.
O Dnit afirmou que a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária aprovou projetos de transposição da linha férrea em Jaú, Bauru, Botucatu, Pederneiras, Dois Córregos, Jales, Catiguá, São Carlos e Guararema. As obras visam à solução dos conflitos entre a operação ferroviária e o sistema urbano. O projeto do contorno ferroviário de Ourinhos deve ser aprovado esta semana. As obras do contorno de Araraquara estão contratadas e em fase final de execução. Ainda de acordo com o departamento, estão em desenvolvimento projetos de transposições da linha férrea em Avaré, Votuporanga, Fernandópolis, Lençóis Paulista e Mogi da Cruzes, e de rebaixamento dos trilhos em Itapetininga. A transposição da linha férrea foi contratada em São Carlos e já foi executada em Matão e Valentim Gentil. 

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