FRENTE DA CIA
A companhia aérea foi fundada por Delford Smith (fundador e proprietário) e iniciou suas operações em 1960 como Evergreen Helicopters .
Ela adquiriu o certificado operacional da suposta empresa de fachada da Agência Central de Inteligência (CIA) Johnson Flying Service e a fundiu com a Intermountain Airlines (uma fachada conhecida da CIA) da Pacific Corporation (também uma fachada da CIA) em 1975 para formar a Evergreen International Airlines.
A holding Evergreen International Aviation , formada em 1979, possuía integralmente a companhia aérea.
Evergreen também comprou os ativos da Air America que forneceu apoio de asa fixa e helicóptero para a CIA no sudeste da Ásia durante o conflito do Vietnã.
Evergreen serviu como uma agência de frente amplamente ao longo de sua história:
Onde quer que houvesse um ponto quente no mundo, os helicópteros de Evergreen e os aviões posteriores nunca estavam longe.
O hardware da Evergreen estava tão intimamente ligado à intriga política que surgiram rumores de que a empresa pertencia a, ou era uma fachada para, a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA). Na verdade, vários dos executivos seniores da empresa trabalhavam para a agência ou tinham laços estreitos com ela.
Smith nunca deixou transparecer, dissimuladamente dizendo ao Portland Oregonian em 1988:
“Não sabemos quando trabalhamos para eles [a CIA], mas se o fizéssemos, ficamos orgulhosos disso.
Acreditamos no patriotismo e, você sabe, eles não são o [serviço de espionagem russo] KGB. ”
Evergreen comprou ativos durante a década de 1970 que estavam anteriormente ligados às operações da CIA, incluindo o Johnson Flying Service da Montana e a aviação 'skunk works' localizada no Pinal Airpark no Arizona, onde Evergreen subsequentemente executou modificações especiais de aeronaves e manutenção, como a construção dos Boeing Dreamlifters (grandes Cargueiros de carga Boeing 747 projetados para transportar barris de fuselagem do Boeing 787 e também atendendo a aeronave Boeing 747 Shuttle Carrier Aircraft (SCA) operada pela NASA, usada para transportar o ônibus espacial.
Evergreen posteriormente vendeu as instalações do Pinal Airpark para a Relativity Capital em 2011.
Oficialmente, a empresa fornecia "serviços de aviação" para a CIA, incluindo fumigação para redução de drogas ilegais no México e na América do Sul e transporte do Xá do Irã do Egito para o Panamá, e depois do Panamá para os Estados Unidos em 1980.
Pouco depois, realizou missões misteriosas em El Salvador e na Nicarágua .
*Como contratante do governo público*
Evergreen realizou mais do que trabalho militar e da comunidade de inteligência, atendendo também outras agências governamentais nos Estados Unidos e também em outras nações.
Sua aeronave Boeing 747 Supertanker foi usada como avião-tanque de combate a incêndios de Israel ao México; sua divisão de sistemas não tripulados voou drones sobre zonas de desastre;
A NASA o contratou para operar seu observatório infravermelho voador; suas aeronaves apoiaram as operações de manutenção da paz das Nações Unidas em 30 países; voou em missões de erradicação de insetos em toda a África; forneceu apoio de helicóptero para o Serviço Nacional de Parques e o Serviço Florestal dos EUA ; e helicópteros operados paraFEMA após o furacão Katrina na Louisiana.
Comercialmente, a companhia aérea ajudou a construir o Oleoduto Trans-Alaska ; e desenvolveu e atendeu o mercado de petróleo e gás offshore com suporte de helicópteros em todo o mundo por meio de sua divisão Evergreen Helicopters .
"Ao todo, Smith disse que sua empresa voou em 168 países ao longo dos anos.
'Estávamos em todo o mundo. Em todos os lugares que precisavam de um helicóptero, também precisavam de um avião'", disse Smith.
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