Álcool sem vício Se você acha que faz bom negócio abastecendo o carro com etanol, refaça as contas. O preço do combustível derivado da cana já superou o valor que o torna mais vantajoso
Ainda que não fique explícito na bomba de combustível, em 2010, o preço do etanol foi predominantemente menos vantajoso do que o da gasolina.
Comparando o preço médio mensal dos dois combustíveis na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou explícito que apenas nos meses de junho e julho é que foi vantagem abastecer com o derivado da cana (veja o gráfico).
Ainda assim, nesses dois meses, esse benefício foi muito pequeno. Nos demais períodos foi melhor usar a gasolina. A pesquisa de preços foi feita pelo site Mercado Mineiro (www.mercadomineiro.com.br).
A dúvida de qual opção é melhor para o bolso ocorre porque, além da diferença de preço, os dois combustíveis têm autonomias diferentes.
Quem tem carro flex sabe que o rendimento de um tanque de etanol é menor do que se o veículo tivesse abastecido com gasolina.
O engenheiro mecânico Ricardo Bock explica que isso se dá porque, como o etanol gera cerca de 30% menos calor que a gasolina, é preciso fornecer 30% mais de combustível para chegar ao mesmo desempenho.
"Por isso, para o bolso, só é vantajoso usá-lo quando o preço é de até 70% da gasolina", afirma o engenheiro.
Isso explica por que, apesar de ser mais cara, às vezes pode ser melhor para o bolso abastecer com gasolina. Para facilitar as contas, preparamos uma tabela que traz o preço da gasolina e o preço máximo que pode ser pago pelo etanol para que o derivado da cana seja mais vantajoso.
Apesar de ter a autonomia cerca de 30% menor, explica Ricardo Bock, o etanol traz como vantagem um ligeiro ganho em potência e torque, porque tem mais octanagem que a gasolina. Essa característica, combinada à maior taxa de compressão dos veículos flex, proporciona uma queima mais eficiente da mistura dentro do cilindro.
MONTANHA-RUSSA DO ETANOL Usualmente, a época em que o etanol atinge os maiores preços é na entressafra da cana-de-açúcar, que corresponde ao período entre 15 de dezembro e 15 de março.
MONTANHA-RUSSA DO ETANOL Usualmente, a época em que o etanol atinge os maiores preços é na entressafra da cana-de-açúcar, que corresponde ao período entre 15 de dezembro e 15 de março.
De acordo com Sérgio Prado, representante da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), nesse período chuvoso não é possível colher a matéria-prima usando máquinas. "E mesmo que dê para colher, nessa época a cana tem pouca concentração de açúcar, que é necessária para produzir o etanol", afirma Prado.
Confirmando essa tendência, a pesquisa do site Mercado Mineiro também mostrou que o valor médio do combustível derivado da cana nos meses de entressafra (janeiro, fevereiro, março e dezembro) foi de R$ 1,97, enquanto nos demais meses o preço médio foi R$ 1,71. Segundo Sérgio Prado, o impacto da estressafra no preço do etanol depende das reservas do produto e da demanda do mercado.
Outro fator que influencia o preço do etanol é o do açúcar, definido pela safra mundial, que é mais bem remunerado que o combustível.
Pedro Cerqueira - Estado de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário