Seu futuro carro é um náufrago? Antes de comprar um, saiba se, antes, ele deu um mergulho por aí .
Na hora de comprar um usado, você deve estar atento a detalhes importantes antes de bater o martelo, especialmente em épocas de fortes chuvas.
O engenheiro mecânico Kenneth Thompson, especialista em instrumentação e automatização industrial, ensina como reconhecer veículos sobreviventes de naufrágios urbanos antes de ancorá-los na garagem.
WebMotors – Quais problemas podem apresentar um veículo que foi vítima de um alagamento?
Kenneth Thompson – Principalmente um persistente mau cheiro, do qual é praticamente impossível se livrar, a menos que se coloque tapeçaria e estofamento novos.
Lamentavelmente as enchentes não são de água destilada; é água com uma carga biológica de peso, com generosa quantidade de microorganismos, prontos para colonizar seu estofamento e qualquer outro substrato metabolizável que encontrem pela frente.
A menos que o motor não tenha engolido água em estado líquido pela admissão de ar quando em funcionamento, o que levaria a danos catastróficos por calço hidráulico, há poucas consequências mecânicas se o tempo de submersão for curto, pois não haveria tempo para corrosão significativa.
Porém, o custo de eletrônica embarcada de carros modernos é bem elevado, e duvido que itens como módulo central de injeção de combustível e periféricos seriam recuperáveis depois de algum tempo de imersão.
Com o alagamento atingindo o painel de instrumentos, os danos se elevam bastante, sem falar nos nefastos efeitos em equipamentos de som, já com os falantes nas portas destruídos.
WebMotors – É possível falar em níveis de comprometimento?
Kenneth Thompson – Provavelmente determinável em: 1. molhou o assoalho; 2. mergulhou eletrônica do motor e banhou os assentos e revestimento de portas; 3. ferrou tudo, painel e MP3 Player incluso, somente se salvando a forração do teto.
WebMotors – Pode-se recuperar um carro atingido pela enchente?
Kenneth Thompson – Se for realmente bem feito o serviço, é possível, mas provavelmente antieconômico em casos mais severos do que troca de carpetes.
WebMotors – Como identificar um carro que tenha sido recuperado?
Kenneth Thompson- Desconfie de um forte perfume "cheirinho de novo". Recomendo levar seu cachorro para vistoriar o carro; se ele se interessar muito pelo estofamento, pense melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário