Morre o presidente do conselho do Grupo Votorantim, filho do empresário Antônio Ermírio de Moraes
RIO e SÃO PAULO - O empresário Carlos Ermirio de Moraes, de 55 anos, presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim e filho de Antônio Ermirio de Moraes, morreu na noite desta quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo. Ele foi vítima de um câncer que enfrentava desde 2007. O empresário assumiu o comando do grupo quando o pai deixou o dia a dia dos negócios.
Carlos Ermirio presidia o conselho desde 2001, mas atuou no grupo de sua família por mais de 30 anos. Segundo a companhia, "ele foi um dos maiores responsáveis pelo fortalecimento do grupo, contribuindo de maneira decisiva para torná-lo um dos mais importantes conglomerados empresariais do Brasil".
O Votorantim afirmou ainda que, com o falecimento de Carlos Ermirio, "a empresa perde um grande líder: exemplo de integridade, simplicidade, determinação e respeito, que sempre pautou sua vida pelos valores que tanto ajudou a disseminar em toda organização".
O empresário foi diretor de operações da Companhia Níquel Tocantins e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e diretor-presidente da Companhia Cimento Portland Itaú, subsidiária da Votorantim Cimentos, entre 1990 a 1998. Ocupou também o cargo de diretor-presidente do Instituto de Metais Não-Ferrosos, de 1986 a 1987, e da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), entre 1993 e 1996.
Além de atuação em várias empresas do conglomerado, Carlos Ermirio era sócio-fundador e membro do conselho de administração do Nickel Development Institute, em Toronto (Canadá). Ele também integrou os conselhos de administração da Alunorte, da Mineração Rio do Norte e da CPFL.
Casado com Márcia Regina Recio de Moraes, o empresário tinha dois filhos: Eugênio Ermírio de Moraes, de 24 anos, e Júlia Recio de Moraes, de 21 anos.
O velório está sendo realizado desde as 8h desta sexta-feira no Salão Nobre da Beneficência Portuguesa de São Paulo. O corpo será cremado às 14h no Crematório de Vila Alpina.
Uma reunião do conselho do grupo deve ocorrer, provavelmente, nas próximas semanas para eleição do novo presidente. Enquanto isso, José Roberto Ermírio de Moraes, primo de Carlos Ermirio, assumirá a função interinamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário