☺Brasil conclui sequenciamento genético de nelore

 Avanço genético não conhece limites ou fronteiras
19:30, 8 de agosto de 2011
Luis Roberto Toledo
As pesquisas sobre o genoma do boi continuam avançando aceleradamente. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) apresentou nesta segunda-feira (8/8), em São Paulo, estudo inédito sobre o sequenciamento genético da maior raça bovina do Brasil, a nelore. O país tem cerca de 200 milhões de cabeças de gado e 80% deles são dessa raça originária da Índia.
Essa pesquisa abre as possibilidades de controle do processo de seleção dos melhores animais e de seus cruzamentos. Isso permitirá, por exemplo, o rápido aumento da produção de carne e de leite, a partir da valorização das características mais importantes, como ganho de peso, velocidade de crescimento e acabamento, fertilidade e adaptação aos diferentes tipos de clima. Permitirá ainda o controle de enfermidades.
A ciência já descobriu também o gene da maciez da carne. Globo Rural foi uma das primeiras revistas a mostrar o "boi macio."
Segundo escreveu o diretor de redação da revista, Bruno Blecher, os "fazendeiros têm mais pressa que a ciência, e já empregam tecnologias que lhes conferem o poder do Criador."
O trabalho sobre o sequenciamento genético do nelore foi coordenado pelo professor José Fernando Garcia, do Campus de Araçatuba (SP) da Unesp. Houve colaboração de cientistas internacionais.
Sebastião Nascimento
(foto: Ernesto de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS