Com este dispositivo, os computadores conseguem realizar operações rapidamente
02 de Setembro de 2012 |
Links da Matéria |
Conheça mais sobre Memória RAM |
02 de Setembro de 2012 | 15:45h |
Vamos começar pelo nome: RAM quer dizer Random Access Memory – ou memória de acesso aleatório. E ela tem esse nome porque o acesso às informações que estão contidas nessas pequenas peças é feito de modo aleatório, não sequencial. E é assim, basicamente, para ganhar mais velocidade.
Toda vez que você aciona um programa no computador, ele escreve ou lê informações que ficam armazenadas nos pentes de memória RAM. Graças a esses dispositivos, os computadores conseguem realizar operações rapidamente. Ou seja, dá para dizer que a memória RAM é um artifício criado para que os programas dos computadores tenham acesso mais rápido aos dados.
As memórias RAM têm sua capacidade medida atualmente em Gigabytes (lê-se Gigabáites). Então, é comum você ouvir: 2 giga, 4 giga ou 8 giga de RAM.
Existem vários tipos de memória RAM. Elas são identificadas por siglas - e, como sempre, essas siglas dizem respeito a nomes em inglês. Por exemplo: as memórias RAM mais comuns hoje em dia são do tipo DDR 3 e elas são Dual Channel. Traduzindo: DDR quer dizer Double Data Rate.
Em português, algo como Taxa Dupla de Transferência. O número 3 – que aparece nos pentes mais modernos é uma medida de velocidade. Ele indica que as memórias atuais conseguem transferir até 8 dados simultaneamente para a placa-mãe.
Talvez você já tenha ouvido falar que é importante que os pentes de memória do seu micro sejam idênticos. E é verdade. Só quando você tem dois pentes idênticos o seu computador pode usufruir da velocidade extra da função Dual Channel – em, português, dois canais. Vamos imaginar que você tenha um micro com dois pentes de memória RAM. Se um dos pentes for de 2 giga e o outro for de, digamos, 4 giga, a sua máquina não se beneficia da velocidade extra oferecida pelo Dual Channel.
Para completar, memória RAM é uma das coisas mais fáceis de trocar no seu computador. Mesmo num notebook. Sempre com o micro desligado da tomada, basta tirar o pente antigo que fica encaixado na placa-mãe e colocar um novo. Claro, você precisa saber qual tipo de memória o seu micro aceita, e substituir por outra com as mesmas especificações.
Agora que você já tem uma ideia geral do que é a memória RAM, você pode querer se aprofundar no assunto. No link acima, você encontra um artigo mais profundo explicando mais detalhes a respeito. Acesse e confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário