ARQUIVO DO BLOG

PLAYER DE VIDEO►Qual é o melhor ?

Comparamos os 10 softwares gratuitos mais conhecidos do mercado
Por Bruno Iacona de Bello em 25/Set/2012
Entre tantos players de vídeo disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é o melhor. É claro que tudo depende do seu gosto e daquilo que você mais precisa, mas às vezes você pode estar com um programa achando que ele possui uma função necessária para você enquanto outro lhe dá uma melhor.
Superdownloads resolveu avaliar os 10 aplicativos gratuitos disponíveis no mercado. São eles: VLC, SPlayer, KMPlayer, Media Player Classic,Windows Media Player, Winamp, Real Player, BSPlayer, GOM Player e Quicktime.
Foram criados três quesitos de avaliação: instalação e tamanho, formatos suportados e desempenho. Cada um deles ganhou uma nota de 0 a 10 por item. Ao final, foi feita uma média. Confira abaixo os resultados.

Instalação e tamanho

O ditado é antigo, mas válido: "tamanho não é documento". E parece que entre os softwares também se pode pensar assim. A média de tamanho entre eles ficou em 18,79 MB. Mas o BSPlayer, por exemplo, tem apenas 13,39 MB e ofereceu instalação em português, além de varrer a máquina e sugerir alguns codecs que podem ser necessários e que não estão instalados, depois baixou todos eles. Um ótimo serviço. Em compensação, nem todas suas telas ficaram em português (algumas ainda permaneceram em inglês) e também tentou instalar toolbars na máquina, um problema para os menos desavisados, que podem aceitar a instalação sem querer.
O GOM é outro que surpreende: apenas 9,91 MB, mas vem com um pacote de codecs e oferece um conversor de vídeo. O lado ruim é que ele também tenta instalar uma toolbar. O Media Player Classic (18,43 MB), Winamp (12,47 Windows MB) e SPlayer (7,88 MB) também ficaram abaixo da média de tamanho. O SPlayer também instala codecs, já o Winamp tenta instalar não só uma toolbar, como outros tipos de programas que só dão dor de cabeça.
O RealPlayer foi o que mais surpreendeu: 742,4 KB, o mais leve de todos isolado. Porém também o mais chato para instalar. Isso porque esse tamanho é só um cliente para baixar o programa, o que faz com que a instalação seja muito lenta. Ele ainda por cima diz que precisa fechar todas as janelas do navegador de Internet. Se a pessoa não prestar atenção e clicar em "ok" terá a desagradável surpresa de ver tudo aquilo que estava fazendo na web ser encerrado de uma hora para outra. 
Ele também obriga o usuário a se registrar, o que pode levar tempo e causar transtornos para quem está com pressa. Para terminar, oferece a possibilidade de enviar e-mails com novidades do produto, mas tudo em opções já marcadas. É preciso atenção na hora de instalar para não cair em nenhuma armadilha e aceitar algo que não gostaria. Até mesmo a versão paga é oferecida e marcada durante a instalação.
Real Player: leve, porém cheio de armadilhas
Entre os que ficaram acima do tamanho médio, foram: KMPlayer (23,19 MB), Windows Media Player (26,63 MB), Quicktime (37,65 MB) e VLC (37,64 MB). De todos eles, o único que tentou instalar toolbars e outros programas extras foi o KMPlayer. Em compensação, ele já instalou codecs necessários para a leitura de diversos vídeos com extensões fora do comum.
Pelo desempenho de cada um, BSPlayer, KMPlayer e Gom ficaram com 9, por conta da instalação de toolbar. O SPlayer fica com nota 10, já que instala codecs e não ofereceu esse tipo de programa. O Winamp fica com 8, pelo excesso de softwares oferecidos que podem atrapalhar o usuário. Windows Media Player, Quicktime e VLC ficam com 8 por conta de seu tamanho acima da média e não oferecerem codecs e outras melhorias. O Media Player Classic também não oferece, mas é mais leve, por isso fica com 9. Já o RealPlayer fica com 7, pelo excesso de transtornos durante a instalação.
A nota final do quesito foi:
SPlayer: 10
BSPlayer: 9
GOM Player: 9
KMPlayer: 9
Media Player Classic: 9
Quicktime: 8
VLC: 8
Winamp: 8
Windows Media Player: 8
Real Player: 7
Media Player Classic é a preferência de muitos usuários

Formatos suportados

Hoje em dia a grande maioria dos players são capazes de ler os mais diferentes formatos. São tantos que muitos acabamos nem conhecendo (AVI, MPEG-2, WMV, ASF, DivX, Xvid, MPEG-4, ASP, SWF, F4V, F4P, F4A, F4B, FLV, MP4, 3GP, 3G2, MPEG-1, MPG, MPEG, MP1, MP2, MP3, M1V, M1A, M2A, MPA, MPV, MPEG-4, AVC, MOV, QT, MKV, MKA, OGV, OGA, OGX, OGG, OGM e RMVB são só alguns).
Por conta da grande quantidade, fica difícil saber quando um desses programas consegue ou não ler um arquivo. O diferencial fica, então, por conta dos codecs (codificadores que ajudam a ler um arquivo).
Você já usou o Winamp?
Dos 10 programas analisados, o SPlayer, BSPlayer, GOM, KMPlayer e VLC foram os que apresentaram maiores facilidades em relação aos codecs. Isso porque instalaram diversos deles durante a própria instalação do programa ou porque conseguem ler naturalmente uma quantidade maior de arquivos. Eles também oferecem pastas de codecs e chegam até a procurar por eles na internet caso percebam que o arquivo tem uma extensão diferente da que o programa está habituado.
Mas nem todos eles oferecem essa praticidade. O Media Player Classic, por exemplo, precisa de uma instalação manual de codecs, que pode ser o CCCP - Combined Community Codec Pack ou o K-Lite Mega Codec Pack. E para ver filmes em formato QuickTime ou RealMedia, é preciso instalar o QuickTime Alternative ou o Real Alternative.
Por conta disso, SPlayer, BSPlayer, GOM, KMPlayer e VLC ganham nota 10, o Media Player Classic fica com 9 e os outros programas recebem 8. O Winamp fica com 7 por ter problemas para ler DVDs. O Quicktime, além de todos esses problemas, também mostrou dificuldades em ler arquivos com extensões comuns. Por isso ganha a nota 6.
Notas:
BSPlayer: 10
GOM Player: 10
SPlayer: 10
VLC: 10
Media Player Classic: 9
KMPlayer: 10
Real Player: 8
Windows Media Player: 8
Winamp: 7
Quicktime: 6
O KMPlayer não é tão conhecido, mas suporta diversos formatos

Desempenho

O mesmo vídeo em 720p foi aberto em cada um dos players (e para entrar na onde, escolhemos o sucesso do momento: PSY - GANGNAM STYLE). O computador que fez o teste não tem placa de vídeo. Felizmente, nenhum dos programas travou ou atrasou as imagens. Existe, porém, uma variação enorme de memória que cada um deles consome enquanto está aberto. A média geral ficou em 52.920k.
O clipe de sucesso da Internet no SPlayer
Os programas que conseguiram ficar abaixo da média foram o VLC (34.600k), BSPlayer (38.800k), Windows Media Player (31.500k), Quicktime (35.500k), KMPlayer (49.200k), ficando com nota 9. O Real Player, que conseguiu rodar com velocidade e ótimo desempenho com um consumo de apenas 16.500k de memória, fica com 10.
Já o GOM passou só um pouco da média, com 53.500k e também não decepcionou. O Winamp também não fez feio, com 56.100k, por isso ficam com 8. O SPlayer passou um pouco a mais e consumiu 62.500k e ganha nota 7. Mas o grande campeão foi o Media Player Classic, que consumiu cerca de 151.000k de memória a CPU enquanto rodava o vídeo. Um absurdo comparada com os demais. Nota 5 para ele.
A diferença é tão grande que o Real Player (que menos consumiu) e o Media Player Classic (o que mais consumiu) é de 134.500k. O Media Player Classic chegou a consumir 9 vezes mais que o Real Player.
Notas:
Real Player: 10
BSPlayer: 9
KMPlayer: 9
Quicktime: 9
VLC: 9
Windows Media Player: 9
GOM Player: 8
Winamp: 8
SPlayer: 7
Media Player Classic: 5
O VLC suporta diversos formatos e legendas

E o vencedor é...

Após a soma das 3 notas, houve um empate entre o BSPlayer e o KMPlayer, com a nota 9,33. Logo em seguida vieram o GOM, SPlayer e VLC com 9. O Real Player (8,33) e o Windows Media Player (8,33) também obtiveram notas satisfatórias. Mesmo o Quicktime, Winamp e Media Player Classic, que empataram em último lugar com 7,66 conseguiram uma boa nota. Isso mostra que os players de vídeo estão com um bom desempenho e vai depender muito de você para escolher aquele que acha melhor.
Notas finais:
BSPlayer: 9,33
KMPlayer9,33
GOM Player: 9
SPlayer: 9
VLC: 9
Real Player: 8,33
Windows Media Player: 8,33
Quicktime: 7,66
Media Player Classic: 7,66
Winamp: 7,66
BSPlayer, um dos campeões

Outras vantagens

Antes de pensar que um player é melhor que o outro, é importante lembrar que tudo vai depender da sua máquina e daquilo que você procura. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O RealPlayer, por exemplo, permite baixar vídeos da internet e convertê-los para outros formatos. E é possível enviar o vídeo para o celular. Também permite que o usuário edite seu conteúdo e compartilhe com seus amigos do Facebook Em português Ouro No ranking semanalTwitter Bronze No ranking semanal e YouTube Em português Ouro No ranking semanal. O player ainda corta trechos de músicas com facilidade.
O Media Player Classic disponibiliza recursos como sincronização de áudio e legendas com o vídeo e catalogação de arquivos em biblioteca. Também existe uma opção para corrigir erros de sincronização. Já os usuários do KMPlayer podem escolher o local (e o fundo negro) da legenda na tela. O programa disponibiliza também uma série de equalizações pré-definidas, que podem ser configuradas manualmente.
Quem gosta do BSPlayer sabe que o programa permite ver canais de vídeos da Internet e reproduzir arquivos incompletos ou corrompidos, além de sincronizar o áudio e as legendas com o vídeo. E quem usa o Winamp sabe que esse player tem um recurso que permite ao usuário acessar seu acervo pessoal a partir de qualquer lugar. É um serviço que pode ser feito com apenas um cadastro no site oficial e baixando o Winamp Remote.
O player da Microsoft que já vem no PC mostrou que também pode competir com os outros
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/melhor-player-de-video.html#ixzz27sOEflsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SPEEDFLAG: 5 PEÇAS PARA COLOCAR NA SUA SALA..

  Os nossos espaços mais pessoais – sejam eles a sala de estar, o quarto, a cozinha, o escritório – carecem sempre do toque que cada um de n...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS