No Dia Nacional da Mamografia, mastologista explica que o exame é uma arma poderosa para a prevenção do câncer de mama►04/02/2013
Nesta terça-feira, 5, é lembrado em todo país o
dia da Mamografia. A necessidade da realização anual do exame, a partir dos 40
anos, além do acompanhamento médico são as principais dicas da Sociedade
Brasileira de Mastologia (SBM) para mulheres.
O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres e quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura. De acordo com o presidente da SBM, Dr. Carlos Ruiz, o mais comum é as mulheres consultarem o ginecologista e, na descoberta do câncer, o oncologista, porém ele ressalta que a presença do mastologista neste processo é fundamental.
"O diagnóstico precoce é essencial e determinante na busca pela cura que gira em torno de 95% quando a doença é detectada logo no início", alerta o especialista, acrescentando que a mamografia é o exame mais adequado na identificação prematura dos tumores em nível populacional.
O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres e quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura. De acordo com o presidente da SBM, Dr. Carlos Ruiz, o mais comum é as mulheres consultarem o ginecologista e, na descoberta do câncer, o oncologista, porém ele ressalta que a presença do mastologista neste processo é fundamental.
"O diagnóstico precoce é essencial e determinante na busca pela cura que gira em torno de 95% quando a doença é detectada logo no início", alerta o especialista, acrescentando que a mamografia é o exame mais adequado na identificação prematura dos tumores em nível populacional.
Estudos
independentes sobre os dados obtidos em pesquisas mundiais mostram redução de
até 35% na mortalidade pela doença em mulheres entre 39 e 69 anos, como
resultado do rastreamento mamográfico. "A detecção precoce também pode
levar à preservação dos seios na cirurgia de retirada do tumor", afirma
Ruiz.
Em 2013, esperam-se 52.000 novos casos e 12 mil mortes, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em 2013, esperam-se 52.000 novos casos e 12 mil mortes, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Campanha
EU AMO MEUS PEITOS
A
Sociedade Brasileira de Mastologia lançou recentemente a campanha EU AMO MEUS
PEITOS, com o objetivo de chamar a atenção de todas as mulheres para a
importância de cuidar das mamas, mostrando que ela não precisa ter vergonha
disso. Com conceito simples e provocativo, a campanha foca a autoestima
feminina e destaca o fato de haver muita vida após o câncer.
Mulheres comuns são as estrelas dessa campanha que visa estimular o engajamento, inclusive através de um hotsite que possibilita a publicação de fotos dos peitos de internautas anônimas. Há também a fanpage no Facebook que, junto com o site da entidade (www.sbmastologia.com.br), veicula notícias sobre o câncer de mama, servindo de canal de informação para a população tirar dúvidas.
Em campanhas anteriores da SBM, celebridades inspiradoras de comportamentos, capazes de mobilizar a sociedade para o tema, como Ana Maria Braga, Giovana Antonelli, Regina Duarte, Luiza Brunet e outras foram "madrinhas" da campanha e contribuíram para a ação, que sempre privilegia a prestação direta de serviços.
Mulheres comuns são as estrelas dessa campanha que visa estimular o engajamento, inclusive através de um hotsite que possibilita a publicação de fotos dos peitos de internautas anônimas. Há também a fanpage no Facebook que, junto com o site da entidade (www.sbmastologia.com.br), veicula notícias sobre o câncer de mama, servindo de canal de informação para a população tirar dúvidas.
Em campanhas anteriores da SBM, celebridades inspiradoras de comportamentos, capazes de mobilizar a sociedade para o tema, como Ana Maria Braga, Giovana Antonelli, Regina Duarte, Luiza Brunet e outras foram "madrinhas" da campanha e contribuíram para a ação, que sempre privilegia a prestação direta de serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário