Ao vivo: Papa Bento 16 anuncia renúncia



  1. Cinco curiosidades sobre a trajetória de Bento 16

    Joseph Ratzinger foi o mais velho papa a assumir o cargo desde o século 18 e antes esteve à frente de órgão que 'silenciou' a Teologia da Libertação.
  2. De acordo com a agência de notícias Reuters, figuras importantes no Vaticano indicaram que o sucessor do papa pode ser um latino-americano.
    "Sei de muitos bispos e cardeais da América Latina que poderiam assumir a responsabilidade pela Igreja", disse o arcebispo Gerhard Müller, atual chefe da Congregação pela Doutrina da Fé, cargo antes ocupado por Bento 16.
  3. papa Bento 16 não vai participar do conclave que escolherá o seu sucessor, confirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

  4. Na coletiva, o arcebispo do Rio disse que todos os trabalhos e preparativos para a Jornada Mundial da Juventude estão mantidos.
    "Este será um belo momento, esperamos receber o novo papa aqui no Brasil pela primeira vez", afirmou dom Orani Tempesta.
  5. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, afirmou que a renúncia do papa Bento 16 não vai impedir a realização da Jornada Mundial da Juventude, marcada para julho, no Rio.
    "O próprio Bento 16 sempre disse que a Jornada Mundial da Juventude seria feita no Rio por ele ou por seu sucessor", afirmou dom Orani.
    "Rezamos pela saúde do papa como também pela de todos os idosos e enfermos neste dia de Nossa Senhora de Lourdes."
  6. Marek Zajac, jornalista polonês:
    "Acredito que esta decisão vai colocar uma grande pressão sobre seus sucessores. Daqui para a frente qualquer problema de saúde vai causar uma avalanche de especulações e um aumento enorme da pressão. Esta é a razão pela qual os papas têm evitado renunciar."

  7. Segundo o Vaticano, a decisão de Bento 16 de renunciar ao papado foi tomada por motivos de saúde e nada mais. Mas a Igreja Católica tem sido abalada recentemente por revelações de abuso que levaram o papa a lamentar o que classificou de "crimes indescritíveis".
  8. O diácono do Conclave de Cardeais, Angelo Sodano, disse ao site do jornal Corriere Della Sera que o anúncio feito por Bento 16 foi "um raio que caiu do nada.".
  9. Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que vai eleger o sucessor do papa Bento 16.
    Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave. Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.
    O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio de Cardeais do Vaticano, mas cinco deles já ultrapassaram a idade limite.
    Os cardeais brasileiros que poderão votar são: o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, com 63 anos; dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero; dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador; dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida, e dom João Braz de Aviz, de 64, arcebispo de Brasília.
    Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, está fora do conclave por ter completado 80 anos em dezembro. Também já ultrapassaram a idade limite os cardeais dom Paulo Evaristo Arns, de 91 anos, ex-arcebispo de São Paulo, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 88, ex-arcebispo emérito de Belo Horizonte, e dom José Freire Falcão, de 87, ex-arcebispo de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS