Tags: Sociedade, trabalho, novas tecnologias, Comentários
O que fazer se ao meio do dia não é um telefone celular que se descarrega, mas o corpo? O sonho de dormir em escritórios modernos torna-se uma realidade, e até mesmo parte do plano de negócios. Em Moscou surgiu uma técnica especial para o sono de produção.
Quanto mais próximo o almoço, maior a vontade de dormir. Depois de um trabalho produtivo de manhã o empregado vai dormir mesmo no escritório. A cadeira parece um posto de capitão dos filmes sobre exploradores do espaço. Se chama de EnergyPod ou estação de carregamento. Não para um telefone, mas para uma pessoa.
As baterias humanas são recarregadas durante o sono no local de trabalho ao som de música relaxante especialmente selecionada em apenas 20 minutos. Após o prazo estipulado, a própria cadeira acordará o empregado, diz o fornecedor de equipamentos para dormir, Alexei Vinokurov:
“Pode se dormir mais de 20 minutos. Mas especialmente para isso, na última faixa, a música nos fones de ouvido se torna mais agressiva e intensa. E a cadeira faz a pessoa caír. 20 minutos de sono aumentam a produtividade em um terço. A velocidade de tomada de decisões aumenta 18 por cento. E o nível de atenção aumenta um quarto.”
Tais cadeiras são colocadas na maior empresa do mundo – a Google. Comparado com o da Google, o escritório de arquitetura de Ivan Slezkin tem poucos trabalhadores. Mas eles podem sempre tirar uma soneca bem no escritório, diz o gestor da empresa de design Ivan Slezkin:
“O sono de produção mudou a atitude para com o trabalho. Quando você sente que uma pessoa começa a cochilar, não consegue se concentrar, realizar mesmo uma tarefa mais simples, então você lhe diz: “Vá dormir um pouco. Vai ficar bem.” E realmente, a pessoa recupera.”
Ao se instalar pela primeira vez numa dessas cápsulas de sono, se têm um leve sentimento de culpa, já que dormir no trabalho não é aceito. Mas basta se instalar mais confortavelmente, colocar uma máscara, ligar uma música agradável e relaxante – e o sono apanha você. O essencial é não roncar para que todo o escritório ouça.
Descobriu-se que para a empresa é mais rentável com uma pausa de 20 minutos para o sono do que o custo de um funcionário sonolento. Portanto, dormir no trabalho agora não é uma violação das regras, mas uma necessidade permitida pelo empregador.
Uma tal cápsula para dormir custa cerca de 7 mil dólares. Elas já começaram a aparecer em várias empresas privadas russas. Mas na verdade, para muitas pessoas o estereótipo ainda forte – dormir significa não fazer nada. Mas mesmo depois de um sono curto há a sensação de que começou um novo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário