04/04/2013
às 15:08 \ Tema LivreVÍDEO: Vejam em ação o novo motor dos foguetes da iniciativa privada que a NASA vai operar — e ouçam seu impressionante rugido
Continua firme o programa da NASA, a agência espacial americana, de terceirizar serviços que ela própria anteriormente tocava. O mais recente passo foi a obtenção de qualificação para o poderoso motor Merlin 1D, da empresa privada SpaceX, de Hawthorne, na Califórnia, que impulsionará os foguetes Falcon 9, da mesma empresa.
O motor Merlin 1D passou por um programa que incluiu 28 testes e tempo de funcionamento equivalente à duração de 10 missões completas do Falcon 9, e agora é considerado plenamente qualificado para impulsioná-lo. O Falcon 9, bem como a cápsula espacial Dragon, foram concebidos para, por meio de contratos da SpaceX com a NASA, abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), e são capazes, também, de desempenhar outras missões no espaço.
Segundo Elon Musk, CEO da empresa e seu principal designer, “o Merlin 1D é o mais eficiente e poderoso motor para foguetes contruído até hoje, mantendo, ao mesmo tempo, margens de segurança estrutural e térmica necessárias para levar astronautas”. Os rigorosos testes se realizaram nas instalações para desenvolvimento e montagem de foguetes da SpaceX em McGregor, no Texas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário